top of page

Covid-19 aquece o mercado imobiliário: confira as tendências


Foto: freepik

A pandemia do novo coronavírus provocou um efeito dominó em toda a economia, fazendo com que muitos setores empresariais sentissem queda significativa na lucratividade. O ramo imobiliário, no entanto, parece ir na contramão.


Não que seja motivo para comemorar, até porque o mercado imobiliário também foi impactado por uma mudança de comportamento no início da pandemia. Para se ter ideia, uma pesquisa do grupo Zap divulgada em abril pela CNN constatou que 86% dos cerca de 3.500 entrevistados iriam adiar em alguma medida a decisão de comprar ou alugar um imóvel.


Mas, apesar dos cancelamentos de vendas no início da quarentena, o cenário atual acabou abrindo oportunidades de negócios que aqueceram o mercado imobiliário. Por isso, vamos abordar as principais tendências em decorrência da pandemia — e que devem estar no radar de quem pensa em investir ou adquirir um imóvel próprio.


Investimentos em alta


O mercado imobiliário, sempre muito usado para diversificação do portfólio, tem sido a bola da vez entre os investimentos. Isso porque a queda nas taxas de juros sempre valoriza os ativos imobiliários.

E os últimos dois meses foram marcados por baixas taxas de juros, opções mais atrativas de financiamento imobiliário e prestações abundantes — o que resultou em otimismo para o setor. E ainda há que se considerar o aquecimento no mercado devido às condições de isolamento social.


Ok, agora que ficou claro que os investimentos têm sido ótima opção durante o período de pandemia — e irão perdurar no pós-pandemia —, em qual esfera apostar?


Fundos imobiliários


A taxa básica de juros na mínima histórica de 2,25% ao ano está favorável para os fundos imobiliários. Entre os mais recomendados para investimento no momento, segundo especialistas, estão aqueles considerados mais defensivos, porque diante da pandemia e da recessão as incertezas ainda são grandes.


Os mais atrativos para recomendar aos clientes ou compor a carteira são os de lajes corporativas, galpões logísticos, fundos de fundos (FOFs) e fundos de papel. Há quem diga que os fundos imobiliários podem captar até R$ 30 bilhões em 2020.


Imóveis de temporada

De acordo com dados do site AlugueTemporada, o mercado brasileiro movimenta mais de R$ 1,2 bilhão anualmente com esse tipo de imóvel. Este pode ser tornar, portanto, um novo negócio para imobiliárias e proprietários, ainda mais considerando o incentivo maior ao turismo nacional no pós-pandemia.


Um imóvel de temporada é um investimento de alto custo, mas os ganhos financeiros seguem a mesma tendência. A recompensa depende de uma série de variáveis, mas a localização é a principal, já que determina o valor de compra, preço do aluguel e rotatividade dos inquilinos.


Outros atrativos também ganham pontos, como área de lazer, piscina, distância do mar, proximidade com a serra, fluxo de turistas e gastronomia típica.



Dicas para investir em imóveis


Independente de investir em imóveis de temporada ou nos grandes centros, os critérios para escolha são os mesmos e devem contemplar cinco seguintes características principais, de acordo com especialistas. São elas:

  • Boa localização;

  • Projeto inteligente;

  • Acabamentos de qualidade;

  • Garagem espaçosa e bem posicionada;

  • Condomínio seguro e funcional.

Busca pelo primeiro imóvel

A queda das taxas de juros e do preço dos imóveis brilhou os olhos não somente de investidores, mas de quem sonha em comprar a casa própria. E já há quem esteja aproveitando o momento para adquirir imóveis a condições bastante atrativas.


O Estadão trouxe exemplo de dois personagens que, com seus 20 e tantos anos, optaram por comprar um imóvel, uma vez que as parcelas do financiamento acabam sendo menores que do aluguel. Vale a pena conferir os relatos.


Como puderam ver, o mercado imobiliário está bastante aquecido. De um lado, é uma alternativa segura para investimentos; do outro, a chance de adquirir o primeiro imóvel; e há ainda aqueles que durante o distanciamento social se viram com novas necessidades acercas do lar.


Aqui na Juste trazemos todas as tendências e novidades do mercado. E podemos ajudar a encontrar o imóvel ideal para você — ou para sua carteira de investimentos. Fale conosco!

bottom of page