top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Morar no Centro de Indaiatuba é contar com praticidade

Atualizado: 10 de ago. de 2021


Foto: Eliandro Figueira

Não tem como falar dos principais bairros de um município sem passar pelo Centro. Afinal, lá costuma ser a região mais ativa da cidade, onde se concentra muitas das atividades comerciais e financeiras.


Com Indaiatuba não é diferente. A região central é bastante procurada para fins comerciais. Atualmente, salas pequenas, complexos maiores e até mesmo imóveis residenciais dão espaço para a rede de comércio e serviços locais — sobretudo de lojas de varejo, lanchonetes, farmácias e restaurantes.


O fácil acesso à rede bancária e a proximidade ao Shopping Ponto Azul, o centro de compras mais popular de Indaiatuba, são dois dos motivos que fazem com que o bairro seja uma excelente alternativa para os moradores. Mas há outros mais, que você pode conferir neste post.


O (quase) começo de Indaiatuba


Indaiatuba nasceu em volta de onde hoje se encontra a Igreja Matiz Nossa Senhora da Candelária — mais precisamente no Jardim Pau Preto, bairro tão conectado ao Centro que até hoje fica difícil saber a qual região pertence determinado trecho de rua ou estabelecimento comercial.


Foi nas proximidades da matriz que também surgiram os primeiros armazéns e, mais tarde, ficou definido onde seria o centro comercial de Indaiatuba.


Hoje o Centro é um bairro misto, ou seja, comercial e residencial. Por mais que seja comum investidores comprarem casas mais antigas para transformá-las em propriedades comerciais, ainda é possível encontrar bons imóveis para morar, seja em casas ou em edifícios.


É uma boa oportunidade para tornar seu dia a dia mais prático porque, mesmo com o passar dos anos e crescimento da cidade, o Centro ainda é onde tudo acontece. Tanto é que, até hoje, é comum ouvir de alguns moradores que moram em outros bairros que estão indo “pra cidade” quando, na verdade, só estão indo até o Centro.


A região onde tudo acontece


Os armazéns foram os primeiros estabelecimentos a formarem o Centro de Indaiatuba. Substituídos por outras modalidades de negócio, desapareceram com o passar dos anos.


Mas tem um comércio que se mantém próspero na região há 110 anos: a Casa Feres. A tradicional loja de tecidos, armarinhos, plásticos, cama, mesa e banho foi fundada em 1911 pela família Aun e hoje está localizada na Rua 15 de Novembro.


Esta via, junto a 24 de Maio, 11 de junho e Candelária, forma o quarteto principal de ruas do Centro de Indaiatuba. Elas abrigam comércios e serviços bem conhecidos da cidade, dos mais variados nichos e segmentos.


É na Rua Candelária, por exemplo, que fica o cemitério mais antigo de Indaiatuba, e é na Rua 15 de novembro que também está localizado um dos quatro shoppings da cidade: o Jaraguá, inaugurado em 1993 e que conta com 77 operações, inclusive 4 salas de cinema.


O Centro ganhou mais recentemente, em meio à pandemia da Covid-19, outro centro de compras, o Shopping 13 de Maio (nome da rua em que está localizado). Ele tem 5.000 m² de área construída de maneira verticalizada. E há ainda o Ponto Azul, centro de compras mais popular de Indaiatuba.


E tem mais: praças e clube


Indaiatuba é conhecida por ter praças e parques muito bem cuidados em praticamente todos os bairros da cidade. No Centro, mesmo com o tráfego intenso de pedestres, não é diferente.


A três praças principais são:


  • Praça Rui Barbosa: conhecida como a “praça dos peixes”, pois mantém um lago com ponte e carpas para serem apreciadas por quem passa pela região. Também tem um playground para as crianças.

  • Praça Dom Pedro II: é onde fica o terminal de ônibus municipal.

  • Praça Prudente de Moraes: também conhecida como “praça dos bancos”, por causa dos serviços financeiros. É onde também está o coreto, um dos atrativos da cidade. Em datas comemorativas, o local é sempre decorado e se transforma em ponto turístico. O destaque vai para o Natal e o Carnaval — na praça é realizado o Carnaval da Saudade.

Como pode ver, morar no Centro é realmente uma mão na roda para quem quer praticidade e poder fazer tudo a pé. A região ainda conta com clínicas e laboratórios, unidade dos Correios, escolas de idioma, delegacias e até mesmo o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).


Além disso, está bem próxima ao Indaiatuba Clube, tradicional complexo de lazer e esportivo. Um atrativo (e tanto!) para crianças e adultos!


Quer ver alguns imóveis à venda e para alugar no Centro de Indaiatuba? Confira aqui agora mesmo e não deixe de acompanhar a nossa série com os principais bairros da cidade.


bottom of page