top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Jardim Pau Preto: história e beleza de Indaiatuba

Atualizado: 16 de set. de 2023


Foto: Blog História de Indaiatuba

O Jardim Pau Preto é um dos bairros mais tradicionais de Indaiatuba. É onde a cidade nasceu, o que explica sua excelente localização e seu perfil histórico.


O bairro tem 61 anos e foi urbanizado na área que abrigava uma fazenda com o mesmo nome. Mas não pense que na região estão localizadas apenas construções antigas.


É fato que o Jardim Pau Preto mantém o charme de algumas de suas características históricas originais, mas também se desenvolveu e hoje abriga um comércio relativamente pujante, residências e edifícios de médio/alto padrão e aparatos de lazer.


Confira todas essas nuances do bairro que fazem com que o Jardim Pau Preto seja uma das melhores regiões para se morar em Indaiatuba.


O lado histórico do Jardim Pau Preto


Indaiatuba nasceu no entorno de onde se encontra atualmente a Igreja Nossa Senhora da Candelária, a matriz da cidade — no Jardim Pau Preto. A capela que havia no local foi ampliada e reformada até se transformar em uma das poucas igrejas construídas em taipa de pilão no interior de São Paulo ainda existentes.


A igreja está a 350 metros da estação de trem inaugurada em 1880 e a 170 metros do prédio de uma antiga fazenda que foi conservado e hoje abriga o Museu Casarão Pau Preto.


É no local de portas e janelas azuis e amplo jardim interno que a população tem contato com a história e a atualidade. Ali acontecem cursos, palestras, atividades culturais como dança, teatro, cinema e outras atrações que atraem os moradores da cidade para conhecer o prédio histórico e usufruir da infraestrutura.


O Casarão Pau Preto foi construído no início do século 19 com pedras e paredes de pau-a-pique, tornando-se referência arquitetônica histórica e cultural.


O lado desenvolvido do Jardim Pau Preto


Entremeados aos prédios históricos da cidade estão residências e edifícios de médio/alto padrão. Os mais conhecidos e desejados são o Soho, o Due, o Gaivotas, o Albatroz, o Maroc, o Premium Residence e o Le Jardin.


O Jardim Pau Preto mantém características mais residenciais, mas possui um comércio consolidado com supermercados, cafés, padarias, farmácias, etc. Atualmente, é grande o número de clínicas médicas no bairro, bem como de escritórios (contabilidade, advocacia, arquitetura, entre outros).


É no bairro que está localizado o Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel, instituição com quase 60 anos de existência para abrigar idosos carentes.


O Jardim Pau Preto também conta com escolas de destaque em Indaiatuba: o Colégio Rodin, a Escola Estadual Geraldo Eneas de Campos e instituições de ensino infantil, como o Alfabeto e o Colo de Vó.


Árvores e praças chamam a atenção


O bairro mais antigo de Indaiatuba é extremamente bem localizado, próximo ao Centro (porém mais tranquilo) e ao Parque Ecológico de Indaiatuba. É arborizado e conta com duas praças que se destacam.


A Praça Votura fica na frente da Escola Estadual Geraldo Eneas de Campos e possui parquinho para as crianças e equipamentos de ginástica para adultos. Já a Praça Acrísio de Camargo tem um Espaço Pet para que os cães possam correr livremente e em segurança.


Essas são algumas das características que tornam o Jardim Pau Preto um dos principais — e mais desejados — bairros de Indaiatuba. Confira os imóveis disponíveis na região e conheça outras regiões da cidade aqui.

bottom of page