top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Itaici: o bairro de Indaiatuba que é quase uma cidade

Atualizado: 16 de set. de 2023


Foto: Mosteiro de Itaici | Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

Indaiatuba é aquela cidade que mantém o clima pacato e a segurança do interior, mas também está em amplo desenvolvimento para oferecer as oportunidades de grandes centros urbanos.


Por causa dessa junção, cada vez mais pessoas têm se mudado para cá – ainda mais após a disseminação do home office. Para ajudar a escolher a melhor região para morar, o time da Juste Imóveis está desenvolvendo uma série com os principais bairros de Indaiatuba.


Já falamos sobre os Jardins Regente, Esplanada, Europa, Maringá, Regina, Park Real, Jardins do Império, Veneza, América, Bom Princípio, do Valle 2, Adriana, São Francisco, Vilas Furlan e Suíça, Parque São Lourenço, Cidade Nova e Morada do Sol (você pode conferir todos os materiais aqui).


Agora é a vez de um dos bairros “queridinhos” de Indaiatuba. Tão queridinho que há quem diga que não é nem um bairro, mas uma cidade à parte: Itaici.


O que era “longe” ficou mais “perto”


Todo morador de Indaiatuba sabe onde fica Itaici. Quem mora lá diz que é o melhor dos mundos e não quer sair de jeito algum — quem não mora, diz que é longe. E os dois grupos têm razão.


Itaici ficou famoso por causa da grande movimentação diária dos trens da Estrada de Ferro Sorocaba. Para se ter ideia, entre as duas estações ferroviárias de Indaiatuba – a do Centro e a de Itaici – são cerca de 6 quilômetros.


Por mais que distância seja algo relativo (para quem vem da capital, tudo em Indaiatuba é muito perto), Itaici já foi considerado um bairro afastado (e de fato é!). Era predominantemente residencial e exigia um deslocamento maior dos moradores para que pudessem realizar atividades simples do dia a dia: fazer compras, ir à academia e até mesmo abastecer o carro.


Mas hoje isso mudou. Apesar de Itaici ainda ser considerado afastado pelos indaiatubanos, o comércio por lá cresceu muito nos últimos anos, o que facilitou a vida dos moradores.


Tudo o que Itaici tem


Hoje o comércio de Itaici é praticamente consolidado. Há supermercados (grandes e pequenos), farmácias, padarias, sorveterias, postos de combustíveis, academias, lojas de material de construção, de serviços em geral, etc.


Itaici tem unidades de ensino das redes pública e particular, como a Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga, a Creche Mãe Rainha, o Colégio Meta (unidade 2) e o Kinderville, e também conta com uma unidade básica de saúde.


Esse comércio pujante e os serviços fazem de Itaici hoje um bairro completo para os moradores – daí o “não querer sair dali de jeito algum”. Mas Itaici também reúne outros atrativos que o tornam um ponto obrigatório para turistas.


Os diferenciais de Itaici


Um dos diferenciais são os restaurantes de Itaici, muitos deles localizados na principal avenida do bairro: a Coronel Antônio Estanislau do Amaral, hoje via de mão dupla (aliás, o bairro tem fácil acesso à Rodovia Santos Dumont, que liga Indaiatuba a Campinas, e para outras cidades como Itupeva e Jundiaí).


Itaici também conta com pesqueiro e abriga o Ponto Verde, uma espécie de mercado municipal em que produtores rurais do Município expõem e vendem seus produtos. No local é possível encontrar pães, geleias, frutas, legumes, hortaliças, sucos, temperos, derivados do leite, mel e muitos outros produtos artesanais.


É em Itaici que está localizado o Mosteiro de Itaici, conjunto formado por uma grande igreja, oito capelas, várias salas para reuniões, biblioteca, refeitório e quartos para acomodar aproximadamente 500 pessoas.


O local é conhecido nacionalmente por ter recebido a sede do encontro anual da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para muitos, é um dos lugares mais bonitos de Indaiatuba – seus jardins e prédios ficam abertos para visitação e espiritualidade (antes da pandemia).


Tudo isso faz com que Itaici seja um dos “queridinhos” de Indaiatuba. Mas talvez o principal motivo seja o fato desse “bairro afastado” ainda preservar algumas de suas características originais.


Características originais de Itaici


Itaici sempre esteve na mira do mercado imobiliário, se desenvolveu muito nos últimos anos e continua em amplo crescimento. Hoje há predominância de condomínios residenciais, mas as chácaras com diversas metragens de terrenos ainda dão tom ao bairro.


Tanto é que, quando se fala em Itaici, as primeiras coisas que vêm à mente (principalmente dos moradores mais antigos de Indaiatuba) são natureza, espaço e qualidade de vida. Itaici ainda tem seu lado “rural”, ainda que rusticidade e singularidade, por vezes, passem longe de algumas mansões.


Se você se identificou com Itaici, conheça os imóveis que temos para alugar e vender no bairro. Temos certeza: você irá se apaixonar!

bottom of page