top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Agenda cultural: o que Indaiatuba tem a oferecer?

Atualizado: 16 de set. de 2023


Maio Musical 2018 / Giuliano Miranda/RIC-PMI

Antes de sair procurando opções de entretenimento e cultura cidade afora, fique por dentro da diversificada agenda cultural de Indaiatuba, composta por iniciativas privadas e públicas


Opções variadas de entretenimento, cultura e diversão são um privilégio com o qual nem todas as cidades podem contar. Quando se trata de cidades do interior, geralmente, essas opções costumam ser ainda menores. Felizmente, para os moradores de Indaiatuba essa não tem sido a realidade. Com o apoio da iniciativa pública, a cidade oferece uma agenda cultural bem diversificada. Fique por dentro!


Iniciativas públicas

Seja na esfera municipal ou estadual, existem na cidade diversas atrações, espetáculos e eventos oferecidos para a população de forma gratuita — alguns, no máximo, exigem a troca de ingressos por conta de lotação do ambiente onde serão realizados.

No que diz respeito à programação da Secretaria da Cultural de Indaiatuba, o recém lançado site Cultura On-Line tem por objetivo reunir em um só local informações sobre toda a vida cultural e o entretenimento oferecido pela Prefeitura de Indaiatuba.

Confira algumas das programações que certamente ganharão destaque ao longo do ano:


Maio Musical

Mês com programação dedicada totalmente à música, com atrações para os mais diversos gostos. As apresentações já estão rolando, então corra se informar sobre o que ainda está por vir — tudo de graça.


Setembro em Dança

Neste mês, os esforços se voltam para apresentações que buscam trazer o público em geral para um contato mais próximo do mundo da dança. São feitas apresentações no CIAEI, e em praças públicas, para estreitar esses laços.


Novembro em Cena

Buscando levar apresentações teatrais produzidas dentro e fora da cidade para os cidadãos, o Novembro em Cena tem por objetivo aproximar o público dos palcos trazendo peças que variam desde comédias, até gêneros infantis, dramas e montagens com nomes nacionais.


Festival de MPB

Oportunidade para os artistas locais se apresentarem, dentro de um dos mais queridos gêneros musicais brasileiros. A competição conta com premiação em dinheiro, além de, no final, ser encerrada com a apresentação de um grande nome do cenário nacional.


Festival de Rock

Um dos mais conhecidos do interior de São Paulo, o Festival de Rock de Indaiatuba conta com participantes de todo o Estado — e de outros também. Além de valorizar os artistas independentes com premiação em dinheiro, há ainda um show com uma banda renomada no encerramento. Já rolaram nomes como Sepultura, Ratos de Porão, Matanza, Supercombo, Dead Fish e mais. Tanto as eliminatórias quanto a finalíssima são abertas ao público.


Virada Cultural Paulista

Numa parceria entre Estado e Município, é realizada uma vez por ano a Virada Cultural Paulista. Promovendo apresentações de diversos gêneros — teatro, dança, música, literatura — por 24h consecutivas, a iniciativa caiu no gosto popular, contando sempre com bons públicos nos eventos abertos à população.


Para todos os gostos

Além do incentivo do poder público, a iniciativa privada ajuda a manter as opções culturais da cidade ainda mais variadas. As opções agradam diferentes gostos, indo desde a calmaria de um shopping center até os agitos da vida noturna. Confira:


Eventos Sazonais

Há eventos que agitam a cidade de tempos em tempos, como é o caso da FAICI. Além do rodeio, o atrativo da festa fica por conta das apresentações músicas, que incluem alguns dos nomes mais concorridos do cenário sertanejo nacional.


Também existem as tradicionais festas de cunho religioso, como a festa da Padroeira, realizada na igreja Candelária, e as quermesses. Outros momentos bastante aguardados pelos moradores da cidade: a Festa do Chopp, promovida pela comunidade japonesa ACENBI, em abril; a Festa da Tradição, realizada pela Colônia Suíça Helvetia, em agosto; e os tradicionais Baile do Havaí, do Clube 9 de Julho e Indaiatuba CLube, geralmente no último trimestre do ano.


Música Ao Vivo

Quem quer curtir música ao vivo também consegue se divertir aqui em Indaiatuba mesmo. Além de receber com frequência shows com nomes conhecidos nos clubes, também bares e restaurantes que complementam essa agenda com bandas cover e artistas locais dos mais variados estilos em casas, como a Pepis, até shows de rock no Plebe Bar, passando por apresentações mais intimistas de voz e violão que são comuns a outras casas.


Cinema

Quer a tranquilidade de um programa com a família, ou levar aquela pessoa especial para curtir o conforto de um escurinho da sala de cinema? Aqui em indaiatuba você pode escolher uma das duas unidades do Cine Topázio: no Polo Shopping, próximo à SP-75, ou no Shopping Jaraguá, no centro da cidade.


Gostou? Continue ligado no nosso blog e fique por dentro de tudo o que a cidade tem a oferecer!

bottom of page