top of page

Já pensou em ter uma renda extra com aluguel de temporada?


Foto: freepik

Novembro chegou e agora falta pouco mais de um mês para as festas de fim de ano. Como é inerente ao ser humano postergar algumas decisões, é comum ouvir daqui para frente relatos preocupados com relação ao local onde a família irá se reunir para o Natal e Réveillon.


Grande parte dos imóveis hoje não comportam toda a família ou o grupo de amigos. E por mais que algumas residências tenham sido projetadas com áreas de lazer, a procura por ambientes democráticos, em que todos se sintam “donos” do espaço, aumenta nesse período do ano.


É aí que as chácaras surgem como opções para reunir os amigos e familiares. Em cidades do interior como Indaiatuba, a procura por modelos com cozinha, banheiro, quartos e piscina aumenta bastante nessa época do ano – bem como no Carnaval e em feriados prolongados.


Por meio do aluguel de temporada, esses imóveis podem, portanto, ser uma ótima forma de investir dinheiro e reverter em fonte de renda. Para atender à demanda, muitas vezes apenas cozinha, banheiro e piscina são mais que suficientes. Já pensou nessa possibilidade? Vamos dar algumas dicas para ganhar dinheiro com o aluguel de temporada.


Conheça seu público

Para quem está cogitando construir um espaço próprio para aluguel de temporada – ou buscando investir em um imóvel pronto —, é importante conhecer seu público antes de dispor de seu orçamento. Se prefere restringir a locação para famílias, terá que se atentar às acomodações, utensílios domésticos e até mesmo elementos decorativos.


Em Indaiatuba, por causa do calor, a piscina será um dos principais atrativos, então vale a pena investir em um tamanho grande o suficiente para conforto de todos que estiverem no local.


Saiba quanto cobrar

Se fizer uma busca rápida, vai ver que destinos de praia cobram até três vezes em períodos de muita procura, como Natal, ano-novo e Carnaval. Saiba conduzir seu negócio de forma a cobrar mais nestas datas – bem como em feriados prolongados de alta temporada —, mas negocie para períodos de baixa temporada. É melhor alugar seu espaço no frio, em um fim de semana qualquer do ano, do que não alugar. Só tome cuidado com o marketing negativo.


Capriche no anúncio

Invista em anúncios bonitos, claros e objetivos para que seu espaço seja alvo de desejo por aqueles que buscam passar uma temporada agradável. Use e abuse das redes sociais — muitas vezes é necessário impulsionar as publicações.


Faça boas fotos

Coloque-se no lugar do seu público: se estivesse procurando um imóvel para passar temporada, o que faria primeiro? Assim que as pessoas definem o período e a localização, o primeiro passo é ver as fotos do local. Por isso, invista em belas imagens. É claro que as fotografias devem condizer com a realidade, porque ninguém gosta de ser enganado, mas há ângulos que favorecem o imóvel.


Piscina e jardins sempre trazem a sensação de bem-estar. Por isso, invista na iluminação solar para as imagens. Não se esqueça de que o imóvel deve estar limpo e organizado. Camas sem arrumar, piscinas sujas e área de lazer poluída, por exemplo, causam uma péssima impressão.


Tenha um manual de regras da casa

Para conservação do imóvel é importante definir algumas regras que devem ser seguidas pelos inquilinos sob pena de multa. Veja alguns pontos que devem constar no contrato:

Lei do silêncio: se o imóvel for em área residencial, estipule um horário em que o som não seja mais permitido.


Animais de estimação: a permissão (ou não) de bichinhos deve ser negociada com antecedência para não haver posterior frustração.


Limite de acomodação: deixe claro quantas pessoas são permitidas no local.

Estacionamento: é importante ter vagas disponíveis para alguns veículos.


Limpeza: combine com antecedência quem ficará responsável pela limpeza e se haverá cobrança extra de taxa.


Seja um anfitrião acessível

Ser um anfitrião acessível e solícito é imprescindível para a negociação e o cartão de visitas para futuros aluguéis.


Desde que alguns critérios estejam alinhados entre proprietários e inquilinos, principalmente por causa da preservação do espaço, alugar um imóvel para temporada pode se tornar um negócio altamente vantajoso. Podemos te ajudar nessa empreitada!

bottom of page