top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Feng Shui: como aplicá-lo em sua casa

Atualizado: 7 de jul. de 2022


wefashiontrends

Você, com certeza, em algum momento da sua vida já ouviu falar no Feng Shui. Mas, afinal, o que é isso?


O Feng Shui é uma ciência milenar chinesa que estuda os efeitos das energias do ambiente, natural e construído, sobre as pessoas, sua saúde, seus relacionamentos, sua prosperidade, visando que nós somos parte de um contexto enorme, que seria o universo e devemos estar em plena harmonia com ele. Os estudos dessa ciência permitem que possamos manipular os ambientes de uma casa e posicioná-los corretamente, a fim de nos beneficiar do fluxo de energia gerado por tudo ao redor.


Para equilibrar as energias de um ambiente é utilizada a teoria dos 5 elementos (que também é usada na medicina chinesa). Tudo que existe, seja material ou uma energia sutil, pode ser classificado em cinco categorias energéticas: madeira, fogo, terra, metal e água.


Dentro de cada ambiente existe um tipo de energia sutil, que interage com as energias do mundo físico. Nos ambientes onde essa energia é nociva, utilizamos elementos indicados para neutralizá-las; já em ambientes onde as energias são benéficas, utilizamos elementos para fortalecê-las.


Quer saber um pouco de como utilizar essa ciência milenar dentro da sua casa? Vem com a gente!


Hall de entrada

A entrada principal de uma casa é seu principal ponto de energia. Tudo que entra por ela é distribuído para os outros ambientes, sendo a principal entrada de energia Ch’i, que tem efeito sobre a saúde e prosperidade dos moradores. Deve-se manter a porta principal sempre em bom estado de conservação, limpa e bonita, pois melhora a qualidade do Ch’i que entra por ela.


Dica: Para atrair prosperidade, use uma fechadura dourada.


Sala de estar



Por se tratar do primeiro local da casa a ser visto, deve ser um ambiente acolhedor, confortável e tranquilo, gerando um sentimento de boas vindas. O sofá deve ficar de costas para a porta de entrada, que

não deve ter empecilhos para não reter a energia Ch’i, e os móveis devem ficar organizados de forma harmoniosa, estimulando o convívio social. A iluminação deve ser diversificada, criando cenários e proporcionando diminuição de luz, como luzes dimerizáveis.

Dica: Colocar um abajur de cada lado do sofá garante uma luz leve e aconchegante.

Sala de jantar


Este ambiente possui uma energia nutritiva e social, e se usada da forma correta se torna um ambiente dinâmico. O ideal são mesas com cantos arredondados, redondas ou ovais, e sempre com cadeiras em

número par. Ideal sempre decorar com um vaso de flores no centro ou uma bela fruteira.


Dica: Para duplicar a prosperidade, instale um grande espelho de frente para mesa.


Cozinha


Nesse ambiente, o fogão é a peça mais importante, sendo o maior símbolo de prosperidade.


Por ter uma energia tão forte, ele tem alguns critérios de layout específico, como: não pode ficar ao lado ou de frente com a pia, e caso não haja opção, deve ser inserido um objeto de madeira entre eles ou um objeto na cor verde (como um conjunto de colheres de pau ou uma plantinha); isso

vai equilibrar a energia entre eles. Ele também não deve ser visto pela porta de entrada, ou ficar de costas para a entrada da cozinha. Caso isso ocorra, coloque um espelho em que ela possa ver quem entra na cozinha.


A iluminação deve ser de boa qualidade e que preferencialmente possua condições de receber luz natural. A ordem na cozinha traz prosperidade.

Dica: Aumente a prosperidade mantendo sempre flores e frutas na cozinha.

Dormitórios


Nos dormitórios, o ponto mais importante é a cama, que deve ser boa e confortável, não pode estar alinhada de frente para a porta de entrada, mas caso isso não seja possível, deve-se colocar um cristal multifacetado entre a porta e a cama.


A cabeceira deve sempre estar encostada em uma parede (não deve ser de banheiro ou cozinha). Também não deve ficar com a

cabeceira embaixo da janela. Acima da cama não deve-se ter prateleiras, e abaixo não deve haver objetos guardados, incluindo sapatos. Para um sono tranquilo, desligue todos os aparelhos eletrônicos, incluindo celular (retirá-lo da tomada).

Dica: Coloque tudo em pares. Dois tapetes, dois abajures, dois travesseiros —mesmo que no quarto principal a pessoa esteja solteira.

Banheiros


O banheiro é um ambiente ligado ao elemento água, que está relacionado ao dinheiro, ou seja, desperdiçando água pode afetar diretamente as finanças da casa. Deixe as portas sempre fechadas e as tampas dos vasos sanitários sempre abaixadas.


Dica: Para conter o Ch’i desperdiçado através da água, tenha um objeto de madeira no banheiro, caso não seja possível, pode ser substituído por objetos de cor verde. Bom mesmo seria ter plantas

naturais nesse ambiente.

O feng chui é uma ciência muito completa, e que envolve diversas energias à serem canalizadas e harmonizadas. Nesse post colocamos apenas alguns pontos importantes de cada ambiente, mas para aplicá-lo de forma adequada em sua residência, é de extrema importância o acompanhamento de um profissional especializado no assunto.


Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa incrível ciência que influencia na organização das nossas casas. <3


Beijos!


Drömmas

bottom of page