top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

9 dicas para otimizar imóvel com espaços pequenos


Foto: Milly Eaton/Pexels

O novo perfil das famílias brasileiras — cada vez menores e em busca de praticidade — e a baixa oferta de terrenos, principalmente nas grandes cidades, fez com que os imóveis amplos e localizados em regiões centrais dos municípios dessem espaço a novos modelos de empreendimento. O mercado imobiliário, sempre em transição e antenado às novas tendências, tem apostado cada vez mais em casas e apartamentos com pequenas metragens.

Mas, engana-se quem pensa que espaços compactos não são funcionais ou confortáveis. Há imóveis que têm todas as funcionalidades das unidades com tamanhos maiores, inclusive com varanda gourmet. As metragens devem ser bem divididas de modo a otimizar o espaço e atender às necessidades de seus moradores.


Para isso, é necessário planejamento, organização, atenção aos detalhes e aproveitamento de todos os cantos. Assim, se você quer deixar sua casa ou apartamento de pequenas metragens mais funcional e aconchegante sem abrir mão do estilo, confira as 9 dicas que separamos!


1. Desapegue de objetos

Em imóveis pequenos, os excessos devem ser dispensáveis. Por isso, o primeiro passo para otimizar espaços é desapegar de tudo o que não usa mais antes de se mudar para uma casa pequena. Sejam roupas, sapatos, acessórios ou até mesmo utensílios domésticos, livros e papéis, a máxima do “menos é mais” é sempre válida.


2. Avalie seus pertences

O segundo passo é analisar, com calma e cuidado, todos os seus pertences e ver onde eles ficariam melhor acomodados. Você precisa de mais gavetas para talheres ou mais armários para panelas e mantimentos? Suas roupas ficam melhor acomodadas em cabides, nichos ou gavetas? Após essa análise, você conseguirá planejar quais armários, móveis e itens de decoração mais se adequam ao ambiente disponível.


3. Invista em armários

Armários planejados desenhados conforme suas necessidades são ideais para deixar o imóvel organizado e com a impressão de ser maior do que realmente é. Afinal, nada deve atrapalhar a circulação pela casa ou apartamento. E lembre-se: use toda a parede. Armários planejados do piso ao teto ocupam todo o perímetro do ambiente e ainda deixam o centro livre.


4. Facilite seu dia a dia

Em casas e apartamentos pequenos, é obrigatório fazer uso de armários altos. Mas, para facilitar o dia a dia, organize seus pertences de modo a deixar os objetos que pouco usa — mas não podem ser dispensados — nos locais de difícil acesso. As roupas de inverno, por exemplo, podem ser guardadas na parte de cima do guarda-roupa, bem como eletrodomésticos usados em menor frequência: liquidificador, batedeira, aparelho de fondue, etc.


5. Use as paredes

Naquelas paredes em que são dispensáveis armários — ou que o orçamento não permitiu —, invista em quadros, espelhos e nichos. Apartamentos pequenos bem decorados dão a sensação de organização e conforto. E há itens essenciais de um lar que podem funcionar como peças de decoração e ficar expostos em prateleiras e ganchos, como pratos, taças e panelas.


6. Escolha portas de correr

As portas com abertura tradicional ocupam muito espaço. Por isso, apostar em portas de correr, tanto em armários quanto na divisão de cômodos, é uma ótima saída para otimizar espaços e promover melhor circulação.


7. Abuse dos espelhos

Essa dica é antiga, mas sempre válida para quem tem pouco espaço disponível. Os espelhos ampliam o ambiente e podem ser utilizados em cômodos como banheiros, quartos e salas (estar e jantar), nas paredes, portas de armários e cabeceiras de camas.


8. Ilumine os ambientes

Cômodos com pouca iluminação aparentam ser ainda menores. Investir em luzes, portanto, é essencial para dar a sensação de ampliação, leveza e conforto aos ambientes. Se puder valorizar a iluminação natural, melhor. Invista em aberturas e grandes janelas.


9. Otimize seus móveis

Alguns móveis podem ir além do seu uso convencional. Há camas que atualmente vêm com gavetas ou baús embaixo do colchão e funcionam, portanto, como ótimos locais de armazenamento para travesseiros, roupas de cama e toalhas de banho. Caso não haja espaço embaixo da cama, compre cestos para armazenar itens que normalmente não têm lugar na casa. Sofás que se transformam em cama e escadas que têm gavetas também são grandes amigos das casas pequenas.


Gostou das dicas? Pois acredite: com elas você poderá transformar qualquer imóvel — independente da metragem — em um lar agradável, confortável, organizado e, melhor ainda, com seu estilo!

bottom of page