top of page

Exclusividade na venda: saiba porque essa tendência pode acelerar o processo de compra de um imóvel

Foto: freepik

Esqueça aquela ideia de que a prática prejudica a visibilidade do seu imóvel e conheça as vantagens ao adotá-la


O cenário costuma ser esse: de um lado, um proprietário ansioso para vender o seu imóvel; do outro, uma imobiliária ávida por uma negociação rápida e rentável. Entre eles, compradores em potencial.


Olhando assim, a situação parece ser ideal para estimular o proprietário a divulgar o seu bem por todos os lados. Mas a verdade não é exatamente essa. Diferente do que você possa imaginar, esse é o típico quadro que pode atrapalhar ou atrasar a negociação. Quer saber por quê? Então, continue a leitura e veja as vantagens da exclusividade na vendas.


Qualidade na negociação

Imagine a seguinte situação (real): uma casa está sendo negociada em diferentes imobiliárias. Um cliente interessado na compra procura pela imobiliária X e solicita alguns documentos que para ele são essenciais para garantir a segurança na negociação. O que ocorre, no entanto, é que tais documentos estão na imobiliária Y. Pronto! Basta esse desencontro para que o possível comprador reavalie a sua intenção de compra, já que ele pode questionar a transparência da negociação.


Além disso, ao constar na carteira de diversas imobiliárias, o imóvel pode não ter a atenção necessária, tornando-se mais um entre tantos disponíveis. Um imóvel exclusivo permite um trabalho mais focado, diferenciado e monitorado.


Imóvel Valorizado

Do ponto de vista do comprador, é muito comum ele ter a impressão de que o proprietário tem urgência — ou está desesperado — em vender o seu bem ao se deparar com faixas, placas e anúncios de diferentes imobiliárias no mesmo imóvel. Como consequência, isso pode atrair propostas mais baixas e desvalorizar o seu bem.


Em contrapartida, quando existe a exclusividade na venda, o imóvel costuma ser apresentado como uma oportunidade única, instigando o comprador a acelerar o fechamento do negócio.


Processo seguro

Nesse item é preciso considerar os dois lados: proprietário e comprador. Isso porque, para o primeiro, a segurança está em saber com quem está a responsabilidade das chaves, quem acompanhará as visitas e como as propostas estão sendo negociadas, por exemplo. Já para o comprador, existe a tranquilidade de que sua oferta será considerada e, por isso, não correrá o risco de ser surpreendido com a notícia de que a venda já foi efetuada por outra imobiliária.


Apesar de ainda ser um assunto delicado, visto que muito proprietários temem prejudicar a visibilidade de seu imóvel, a exclusividade na venda é sim uma grande aliada para o fechamento do negócio. Contudo, se ainda restaram algumas dúvidas sobre essa prática, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo e-mail juste_vendas@justeimoveis.com.br!

bottom of page