top of page

Comprar ou alugar? Saiba qual a melhor opção para você


Foto: asierromero/freepik

Toda pessoa, em algum momento da vida, sonhou com a casa própria. Homens, mulheres, jovens, adultos, solteiros, casados… E esse é um objetivo que, às vezes, leva-se anos para conseguir atingir. Claro; em cada caso o imóvel tem uma cara, um tamanho, uma estrutura, mas isso se deve também por uma série de outros fatores que nós iremos abordar neste texto com a pergunta inicial: comprar ou alugar um imóvel?


Os argumentos são muitos. Comprar é algo mais definitivo sim, é a aquisição de um bem, mas, acredite se quiser, tem suas desvantagens. Há quem prefira pagar pela moradia como quem paga por qualquer outro serviço, sem vínculo burocrático e preocupações com a manutenção do imóvel, por exemplo.


Para te ajudar nessa decisão, a seguir iremos listar as vantagens e desvantagens de cada um e mostrar que, dependendo do seu caso, a compra ou o aluguel de um imóvel é a solução dos seus problemas.


Quais as vantagens de comprar um imóvel?

A aquisição de um bem traz o sentimento de posse e a sensação de que subimos um degrau a mais na escada da prosperidade, mas há alguns pontos a serem analisados antes. Ou você esqueceu que um imóvel sofre um desgaste natural?


O valor investido em manutenção do imóvel pode agregar valor a ele. Neste caso, as melhorias são vantajosas para o dono, pois sabe que aquilo irá retornar de algum modo. Enquanto conserta a parte de elétrica de algum cômodo, por exemplo, é possível fazer um acabamento mais sofisticado que chame a atenção de um futuro comprador. Ainda que não pense em vender, ações como essa tornam mais valoroso um bem que será deixado para a família. Afinal, quem você ama merece o melhor, não é?


As desvantagens em caso de manutenção acontecem quando o valor investido não irá retornar de jeito nenhum. Mau uso do imóvel, ocasionando destruição de parte dele e prejuízos com obras, são alguns exemplos de um dinheiro gasto com a casa ou apartamento que não tem retorno. Outro dinheiro que tem passagem só de ida nesse período é o dos juros, em caso de financiamento. Valor adicional que sai do bolso do proprietário e não se aplica em momento algum da compra; vale considerar ao pensar na opção.


Há argumentos favoráveis ao aluguel de um imóvel?

E como não? Como dito no início do texto, nem todo mundo consegue adquirir um bem assim que precisa buscar um novo lar ou quer e pode administrar uma posse naquele momento.


As vantagens do aluguel estão ligadas, em sua maioria, com a diminuição da burocracia presente nesta opção. Para quem está temporariamente numa cidade ou em outra situação que exija medidas rápidas, locar um imóvel é garantia de um teto protetor até no mesmo dia em que se procurou. Financeiramente falando, a velha história de ser opção para quem não tem dinheiro suficiente para adquirir a casa própria é real. Além disso, gastos adicionais com manutenção são inconsideráveis para algumas pessoas que precisam de um imóvel.


Mas quem aluga uma casa não pode criar tanto afeto pelo lar. A desvantagem do aluguel é que o imóvel continua sendo do proprietário. Ainda que haja contrato, em algum momento ele pode não ser renovado e o inquilino precisa sair da casa. E todo o dinheiro investido por anos ali pagaram apenas a residência mensal; não há retorno do valor do aluguel.


Seja qual for a melhor opção para você no momento, na Juste Imóveis você encontra o lar que você precisa com um valor justo. Conte conosco para tornar real o sonho da sua próxima moradia!

bottom of page