top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Chácara Areal: casas de alto padrão no coração de Indaiatuba

Atualizado: 11 de out. de 2021


Foto: Bruno Juste

Não é novidade para ninguém que o mercado imobiliário ficou ainda mais aquecido durante a pandemia da Covid-19, após começar a mostrar sinais de recuperação desde 2017.


Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), 120 mil imóveis foram comercializados no Brasil em 2020. Esse número é 26,1% maior no comparativo a 2019, e a expectativa é que haja aumento de mais 30% em vendas neste ano.


Enquanto algumas cidades do País sentiram “menos” esse boom, Indaiatuba está entre as que sentiram “mais”. Com a inserção do trabalho remoto, muitas pessoas saíram da capital para o interior em busca de uma melhor qualidade de vida.


Além disso, os próprios moradores de Indaiatuba quiseram mudar de ares e partiram em busca de casas mais espaçosas. Para ajudar essas pessoas a escolher o melhor lugar para se viver em Indaiatuba, o time da Juste Imóveis vem preparando uma série com os principais bairros da cidade.


Hoje iremos falar sobre o Chácara Areal que, ao contrário do que o nome sugere, não está localizado em uma região de chácaras. O Chácara Areal está no coração da cidade e é um dos melhores bairros para morar em Indaiatuba.


Onde fica o Chácara Areal


Você passa o bosque do Parque Ecológico e vira a primeira à direita. Ali é onde fica o Chácara Areal, um bairro bem próximo da Vila Suíça, tanto que eles se confundem.


A história dos dois bairros, inclusive, é bem parecida: áreas de propriedade particular que foram loteadas com metragens acima do padrão da cidade.


A principal diferença entre eles é que, inicialmente, os lotes da Chácara Areal foram destinados para chácaras e, somente depois, foi decidido fazer um loteamento urbano de alto padrão — daí o nome do bairro.


Um bairro estritamente residencial


O Chácara Areal é um bairro pequeno, estritamente residencial e bastante arborizado. Não são permitidas construções coletivas, tampouco com mais de dois andares — a única rua que comporta estabelecimentos comerciais é a que dá vista para a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Parque Ecológico.


O loteamento é formado por apenas três ruas verticais e cinco horizontais. Como os terrenos foram comercializados com tamanhos acima do padrão, de 450 a 600 m², o Chácara Areal se tornou um bairro de alto padrão.


São casas de 200 a 300 m² de área construída localizadas quase no Centro da cidade — isso quando não ocupam mais de um terreno. Quase não há mais lotes disponíveis, apenas imóveis à venda.


Alguns loteamentos cercaram o bairro, como o Villa Borghese, o Residencial Santa Clara e o Villa Romana.


Villa Borghese: lançado em 2002, com 48 lotes.

Residencial Santa Clara: lançado em 2003, com 290 lotes.

Villa Romana: lançado em 1999, com 195 lotes.


Esses condomínios acrescentaram mais lotes — e mais ruas — ao Chácara Areal e foram responsáveis por valorizar ainda mais o bairro.


Sem comércio, mas perto de tudo


Embora o Chácara Areal não tenha um comércio pujante, ele está muito bem localizado em Indaiatuba — fica na margem direita do Parque Ecológico, bem próximo da Concha Acústica, local onde são realizadas apresentações artísticas.


Por ser de fácil acesso ao Parque Ecológico, consequentemente está bem próximo a restaurantes, padarias, escolas, supermercados, etc., como o Colégio Objetivo, uma das maiores instituições de ensino de Indaiatuba, e a loja 3 do supermercado Sumerbol.


O destaque da região é o Centro Médico São Camilo, unidade do Hospital Vera Cruz recentemente construída com diversas especialidades: alergia, cardiologia, dermatologia, clínica-geral, pediatria, gastroenterologia, ginecologia, ortopedia, entre tantas outras.


Para quem pratica atividade física, morar no Chácara Areal é ter ainda uma academia — a Maromba — praticamente ao lado de casa e poder desfrutar de exercícios ao ar livre no Parque Ecológico de Indaiatuba.


Se você busca um bairro pequeno, bem localizado e de alto padrão para viver em Indaiatuba, conheça os imóveis à venda no Chácara Areal!


bottom of page