• Juste Imóveis

Administração imobiliária: entenda suas vantagens e como ela funciona



Se você tem um imóvel para locação, já deve ter se questionado se deveria ou não contratar uma imobiliária para administrá-lo. E o motivo para tal dúvida gira em torno, sobretudo, de um único fator: a taxa administrativa cobrada pela imobiliária.


Para evitar essa cobrança, muitos proprietários passam a considerar mais vantajoso encontrar um locatário por conta própria. O problema, no entanto, é que ao optar por essa alternativa, o dono do imóvel acaba encontrando dificuldades para entender os processos legais e burocráticos envolvidos em uma transação do tipo.


Desse modo, se você quer evitar dor de cabeça com complicações futuras, continue conosco neste artigo e entenda as vantagens da administração imobiliária.


O que é administração imobiliária?

Engana-se quem pensa que o papel de uma imobiliária é o de apenas viabilizar a venda, compra ou aluguel de um imóvel. Na realidade, esse é apenas um dos serviços prestados, mas não o único. Aliás, para que você possa ter uma ideia melhor do que está incluso em uma administração imobiliária, listamos abaixo algumas das principais atividades:


Divulgação do imóvel

Você até pode ter um ótimo imóvel e com uma excelente oferta, mas do que adianta se ninguém sabe disso? É preciso acertar na divulgação e entender quais os melhores canais para isso.


Além das tradicionais placas e faixas — que seguem tendo a sua importância —, aqui na Juste Imóveis contamos com uma equipe de marketing responsável por desenvolver estratégias efetivas de divulgação, com fotos profissionais para chamar a atenção e encontrar interessados em seu imóvel.


Atendimento e acompanhamento dos interessados na locação

Imagina só ter que conciliar a sua rotina de trabalho com o agendamento de visitas no seu imóvel? Complicado, não? Aliás, se você não tiver tempo hábil para isso, é muito provável que o possível cliente desista do negócio e vá atrás de quem lhe dê mais atenção.


E é aí que a imobiliária também sai em vantagem, já que faz parte do dia a dia da empresa fazer esse tipo de atendimento, priorizando uma postura profissional e esclarecendo as dúvidas do interessado.


Vistoria

Trata-se de um procedimento de segurança realizado antes da locação, o qual é composto por um laudo descritivo e fotográfico. Nele serão apontados as condições e o estado de conservação do imóvel para que ao final do contrato, depois de uma nova vistoria, seja verificado possíveis danos e irregularidades surgidas durante o período de locação.


Cabe à imobiliária checar esses apontamentos e intermediar com o inquilino a regularização dos itens.


Análise cadastral

Algo essencial em qualquer transação imobiliária é a análise do histórico de crédito e o perfil dos futuros inquilinos. Para isso, a empresa solicita alguns documentos e, apoiada em recursos e ferramentas de prevenção à fraude, garante que o proprietário não seja vítima de inadimplência.


Controle financeiro

Não dá para negar que uma das partes mais complicadas da locação é o controle financeiro. Mas o proprietário que conta com o respaldo de uma imobiliária pode ficar aliviado, pois ela será a responsável por isso, como:


- Receber o aluguel do inquilino

- Fazer o repasse do valor ao proprietário

- Informar os reajustes no valor do aluguel

- Fazer a cobrança de dívidas e taxas


Assessoria Jurídica

Seja para a elaboração de um contrato eficiente ou para se prevenir contra questões que podem evoluir para o âmbito judicial, é importante ter o apoio de um departamento jurídico. Lembre-se que o contrato de locação é um documento importante, pois é por meio dele que tanto locador quanto locatário podem ter seus direitos assegurados.


Aqui na Juste Imóveis também contamos com uma assessoria jurídica responsável por assegurar tranquilidade aos proprietários.


Taxa administrativa

Como você pode observar, a administração de um imóvel envolve muitos procedimentos que exigem tempo, experiência e profissionalismo. E como forma de cobrir os custos de tudo isso, é de praxe que as imobiliárias cobrem uma porcentagem — que varia de 8% a 12% do aluguel mensal do imóvel — do proprietário para administrar seu bem.


Além disso, a empresa também pode cobrar a taxa de intermediação, que pode ser de até um aluguel pago somente no primeiro mês da locação. Essa taxa tem como objetivo cobrir as despesas de quando o imóvel ainda não estava locado, como divulgação, vistoria e deslocamento para visitação.


Ciente do custo-benefício de contratar uma imobiliária para administrar o seu imóvel, fica mais fácil entender a importância deste tipo de trabalho. Aliás, se você está em busca de uma empresa séria e que entende do assunto, entre em contato. Aqui na Juste Imóveis atuamos como responsáveis por cuidar de todas as etapas envolvidas.

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.