top of page

5 dicas importantes na hora de comprar um terreno


Foto: jannoon028

Alguns querem casar, outros vão sair do aluguel… A questão é que muita gente sonha com a casa própria! E, muitas vezes, esse sonho vem totalmente desenhado; de um jeito único. Nesse caso, a solução é construir a moradia da forma que a imaginação idealizou. Para isso, é necessária a compra de um pedaço de lote. Mas é preciso que o terreno atenda a uma série de requisitos para a construção. Do contrário, ocorrem transtornos ou prejuízos que podem até comprometer a obra.


Obviamente, o primeiro passo é verificar se os sonhos condizem com a realidade. Fazer visitas técnicas em terrenos e construções com plantas semelhantes às que se pretende construir contribui bastante para o conhecimento sobre o setor da construção civil. Além disso, a pesquisa de regiões, profissionais e fornecedores na cidade também familiarizam o comprador do terreno com o que ele irá viver nesse período de obras.


Para que você, que está sonhando com seu cantinho, possa começar com o pé direito nessa empreitada rumo à casa própria, confira abaixo algumas dicas que separamos na hora da compra do terreno.


Estrutura do terreno

Seus sonhos cabem no pedacinho de chão escolhido? Se sim, a situação dele está favorável para a construção? Como mencionamos, é preciso verificar se o projeto da sua cabeça condiz com a realidade e com o tamanho do seu terreno. Além disso, terrenos desnivelados exigem custos para que fiquem planos conforme o que a obra pede.


Localização do terreno

Verifique, dentro do loteamento, qual a localização do terreno e como isso ficará no futuro. Simples: a posição solar em relação à casa é algo totalmente relevante e que deve ser levado em conta, mas que não muda. Porém, ter ideia, se possível, de que tipo de construção o vizinho da lateral pretende fazer, pode evitar surpresas que comprometam o contato do sol com a casa. Outro aspecto a analisar é em que lugar do quarteirão o terreno está localizado e quais as áreas são vizinhas, como playground e portaria — com movimentação de pessoas e, consequentemente, barulho.


Localização do loteamento

Sabe quando a casa é ótima, mas a localização é péssima? Pois bem, com um pouco de atenção se evita esses problemas. Tenha em mente o que é prioridade para você e para quem vai dividir aquele espaço contigo. O histórico de segurança da região é a primeira coisa a ser verificada nesse tópico. Procure saber com autoridades e moradores, recentes e antigos, como é a movimentação no bairro. Fora isso, escolas, comércios e postos de saúde são locais importantes para uma boa vivência e não podem estar a quilômetros de distância da moradia.


Documentação do loteamento

Nesse ponto, o primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento. Numa área como a construção civil, com um pouco de pesquisa as informações vêm à tona e evitam problemas futuros. Ainda que não encontre objeções, confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É importante saber se a reserva na qual o terreno está inserido está de acordo com as exigências do setor.


Documentação do terreno

Fique atento à documentação do lote. Caso ele seja irregular, a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental; visite a redondeza para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação. Se o terreno não for de primeiro dono, vale averiguar se os documentos estão no nome de quem está vendendo. Caso contrário, o responsável deve regularizar a situação antes de repassar o lote adiante.


Que tal as dicas? São detalhes que, às vezes, passam despercebidos por nós! Agora que sabe o que fazer, conte conosco para encontrar o melhor terreno para sua construção. Temos excelentes opções disponíveis!

bottom of page