top of page

Sua casa influencia – e muito! – na sua qualidade de vida


Foto: freepik

Aquele apartamento com sacada para uma linda vista, aquele jardim vertical que você sempre idealizou, aquele móvel planejado que ainda não teve fôlego para fazer ou aquela janela que poderia ter sido ampliada agora estão fazendo falta? Temos certeza que sim!

Se com a correria do dia a dia alguns detalhes passavam despercebidos ou eram simplesmente adiados para o “dia em que terei tempo”, em tempos de isolamento social eles ganharam uma significação muito maior. Afinal, ao passar mais tempo em casa, as pessoas têm se questionado da importância em se ter um local mais adequado para viver — inclusive para o próprio home office.

Morar em um lar agradável e adequado para as suas necessidades está intimamente ligado ao conceito de qualidade de vida.

Por isso, a ideia deste artigo é detalhar um pouco sobre essa influência do imóvel no bem-estar. A proposta é também importante desmistificar a ideia de que somente os chamados imóveis de alto padrão podem oferecer isso. Existem outros fatores que contribuem para essa qualidade de vida e não influenciam no preço, bem como atitudes que você pode adotar para deixar seu lar mais agradável. Confira!

Ambiente arejado

Ao buscar um imóvel, preste atenção na quantidade de portas e janelas. Lembre-se que, se não puderem ficar abertas por algum motivo – segurança, privacidade, invasão de bichos, etc. –, de nada adianta. Uma casa arejada e com bastante ar circulando traz a sensação de bem-estar.

Permita que a luz natural banhe sua casa para ajudar a aliviar o estresse e ainda melhorar seu sistema imunológico.


Um pequeno quintal

Um quintal ou um jardim, mesmo que pequenos, é fundamental para quem gosta e se sente bem em ambientes externos. Nessas áreas é possível um contato maior com o sol, apreciar a lua e até mesmo praticar atividades físicas ao ar livre.

Para quem tem criança, possibilita maior número de brincadeiras, como andar de bicicleta ou patinete, brincar de pique-esconde, criar atividades com água e o que mais a criatividade permitir.

E quando a quarentena acabar, os ambientes externos são excelentes para reunir os amigos.

Uma sacada agradável

Quem procura um apartamento para morar deve se atentar para as sacadas – um dos lugares do imóvel mais associado ao bem-estar. Atualmente é possível encontrar plantas com sacadas bem espaçosas, com churrasqueiras e que permitem fechamento em vidro e mesas amplas.

Mas, mesmo apartamentos antigos contam com pequenos espaços em que é possível apreciar a vista. Se o orçamento não permitir um edifício com sacadas, encontre algum com vista para um parque, praça ou árvores. Esse detalhe faz a diferença na qualidade de vida!

Amostras de natureza

O contato com o verde transforma a maneira como lidamos com as obrigações do dia a dia e você pode estabelecer essa conexão. Se tiver um quintal, cultive um jardim. Caso não tenha, é possível montar uma pequena horta vertical na sacada, ou horizontal no parapeito da janela.

Vasos com plantas também melhoram a qualidade do ar e trazem sensação de calma. E há uma grande variedade de plantas que exigem manutenção mínima e não precisam de cuidado constante. Escolha as que mais se adequam ao ambiente em que vive.

Ambientes personalizados

Deixe os ambientes da sua casa com a sua cara. Escolha as cores, os objetos que trazem inspiração e têm significado em sua vida. Pendurar fotos e demais peças com memórias afetivas trazem a sensação de estar verdadeiramente em casa.




Um espaço para trabalhar

Quando você mudou para o imóvel em que vive hoje, imaginou que algum dia precisaria trabalhar de casa? Talvez não, e agora está sem um local apropriado para suas tarefas. Portanto, é importante considerar essa opção, inclusive para trabalhos temporários ou estudos. Avalie a possibilidade de transformar um cantinho em escritório.

Rotina facilitada

Mesmo que esteja em isolamento social, esse período certamente um dia irá terminar. Então é importante escolher o imóvel ideal para sua rotina. Considere a distância em relação ao trabalho e faculdade, a segurança e outros itens que, à primeira vista, podem até parecer supérfluos, mas fazem toda a diferença. Um edifício com academia, por exemplo, pode ser um grande facilitador, bem como um condomínio com pista de caminhada.

Como puderam ver, não é necessário um grande investimento para que seu imóvel traga sensação de bem-estar e prazer. Vale lembrar que, independente do tamanho e do local, a desordem pode provocar estresse desnecessário. Então, mantenha o espaço organizado e seja feliz!

bottom of page