top of page

O que fazer para não desvalorizar seu imóvel na hora da venda


Foto: freepik

As transações de compra e venda de imóveis usados aumentaram 60% nas imobiliárias do estado de São Paulo na primeira quinzena de agosto, na comparação com as duas últimas semanas de julho. Os dados foram levantados pelo Secovi-SP e divulgados pela Agência Brasil.


Este foi o melhor resultado para o mercado imobiliário desde o início de abril. E vem ao encontro do que aponta outra pesquisa, desta vez mais no campo dos anseios da população.


O estudo da Raio-X FipeZap mostra que a intenção de compra de imóveis vem crescendo. Para se ter ideia, 43% dos entrevistados afirmam que têm intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses. É o maior percentual de intenção de compra desde 2014. E uma pesquisa da Datastore vai além e sugere que há um universo de 11 milhões de famílias de olho na casa própria para os próximos 24 meses.


Entre os fatores que podem explicar esses números estão a redução das taxas de juros do crédito imobiliário, o aumento no número de lançamentos e a expectativa de queda nos preços.


Os índices, é claro, são bastante animadores para o mercado imobiliário brasileiro, mas, ainda que seja uma ótima notícia, significa que os proprietários de imóveis precisam estar preparados para entrar nessa “disputa”. A ideia deste artigo é justamente apontar 4 motivos que desvalorizam um imóvel e como solucionar isso.


1. Falta de manutenção

É natural que um imóvel belo e bem-cuidado aos poucos comece a ganhar contornos que o depreciam caso não sejam feitos manutenção e reparos periódicos. E este é o primeiro quesito que desvaloriza um imóvel.


Portanto, é importante acompanhar o estado geral da propriedade, prestar atenção naquilo que aparece apenas no contato visual e, se preciso, fazer uma reforma. Paredes descascadas, emboloradas e com pintura antiga criam más impressões. O mesmo acontece com pisos marcados, opacos ou riscados.


Depois, deixar torneiras, ralos, vasos sanitários e parte elétrica em perfeito funcionamento é essencial.


2. Problemas com documentação

Se a documentação estiver incompleta ou irregular, este será um grande empecilho na hora de negociar seu imóvel e, certamente, fará com que seja desvalorizado. Portanto, informe-se sobre quais são as pendências antes de fechar o negócio, faça a regularização do imóvel ou deixe claro ao comprador o que precisa ser feito, de maneira a mitigar o processo burocrático que ele terá.


3. Excesso na decoração

Pode até parecer que não, mas a decoração influencia na desvalorização de um imóvel. Cores muito fortes, excesso de objetos ou desorganização que mostre falta de espaço podem causar má impressão no comprador.


A boa notícia é que esse erro é o mais fácil – e barato! – de se evitar. Basta deixar o imóvel com o aspecto mais “clean” possível, com cores neutras e móveis discretos. Se a decoração for clássica e de bom gosto, pode inclusive ganhar pontos, pois o comprador acaba “se projetando” naquele espaço como já sendo seu.


4. Ausência de parcerias

Vamos supor que haja dois apartamentos à venda em um mesmo condomínio. Um deles é avaliado por equipe especializada, que estuda a movimentação do mercado e os investimentos públicos para a sua região. É anunciado para as pessoas certas, cujos perfis procuram exatamente aquele tipo de propriedade.


Já o segundo é avaliado conforme a cabeça do proprietário e anunciado nas redes sociais dele e dos amigos. Ele não faz um estudo de perfil, agenda visitas com todo mundo e não consegue discernir quem tem real interesse ou apenas curiosidade.


Qual você acha que tem mais chances de venda? O primeiro, é claro. Portanto, é de extrema importância fazer as parcerias certas para que seu imóvel não seja desvalorizado — seja por causa do preço ou do excesso de visitas.


São essas parcerias também que irão se ater à qualidade das imagens do imóvel, bem como à descrição dos anúncios. Elas fazem toda a diferença na hora de atrair compradores.


Aliás, se você quer vender seu imóvel, cuidado para que não seja desvalorizado em um momento tão oportuno como agora. Fale conosco!

bottom of page