top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Morada do Sol: o bairro mais populoso (e popular!) de Indaiatuba

Atualizado: 16 de set. de 2023


Foto: Eliandro Figueira

Quem faz uma rápida pesquisa na internet sobre Indaiatuba verá imagens do Parque Ecológico, Parque do Mirim e outros pontos turísticos da cidade. Mas quando a busca fica mais específica e compreende os bairros da cidade, certamente irá se deparar com informações ou relatos sobre o Morada do Sol.


E o motivo é bastante simples: esse é o bairro mais populoso — e mais popular — de Indaiatuba. Segundo dados da estimativa do Censo de 2019, são cerca de 70 mil moradores residentes em aproximadamente 20 mil residências.


Isso é quase 27% da população de toda a cidade, o que é bastante representativo. Mas o que o Morada do Sol tem de tão especial que faz com que tantas pessoas vivam nele? É o que você vai ver neste post.


Um pouco de história


Antes de mais nada, vale a pena contarmos dos 41 anos de história desse (grande) bairro de Indaiatuba.


A região do Morada do Sol, que na verdade aglutina vários outros pequenos bairros, era uma antiga fazenda pertencente à família Barnabé. As terras foram loteadas por volta de 1970, com a criação do Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria de Lima, mais conhecido como Cecap.


Em paralelo, o Distrito Industrial de Indaiatuba, instalado na década de 1960, estava em ampla expansão, com instalação de grandes unidades mecânicas e metalúrgicas.


Atraídos pelo crescimento industrial, muitos moradores de outras regiões do Estado de São Paulo e, principalmente, do Paraná, migraram para Indaiatuba. E a criação do grande loteamento denominado Morada do Sol, próximo ao Distrito Industrial, corroborou para a mudança.


Fala-se que o Morada do Sol é reflexo do crescimento industrial de Indaiatuba, nos anos 70 e 80, e que aglutina uma grande parcela de paranaenses.


E como o bairro está hoje


No começo de sua história, o Morada do Sol enfrentou problemas de infraestrutura, mas nas últimas décadas vários investimentos foram feitos para melhorar a qualidade de vida da população. Hoje, os moradores têm à sua disposição um comércio extremamente pujante e toda a variedade de serviços.


O Morada do Sol possui extensa área comercial com instituições bancárias, escolas, unidades de saúde, creches, agências lotéricas, supermercado, etc. O destaque é a Avenida Ário Barnabé — homenagem ao pecuarista e cafeicultor da Fazenda Barnabé, um dos moradores mais ilustres de Indaiatuba.


Um bairro que é uma cidade!


Na área da saúde, o Morada do Sol também é referência. Há Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), unidades básicas de saúde, postos de Programa de Saúde da Família (PSF), Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).


Para quem tem filhos em idade escolar, as vias do bairro são repletas de escolas. Há mais de 20 instituições de ensino entre municipais, estaduais e particulares: do ensino infantil ao fundamental e médio.


Tudo isso faz com que o Morada do Sol seja um bairro misto e completo. Quem mora lá diz que não precisa do Centro para nada, porque o bairro é quase uma cidade. E ainda tem aparatos de lazer.


Lazer, esporte e até “ponto turístico”


No Parque Corolla, há um núcleo esportivo que oferece às crianças, adolescentes e jovens aulas de natação, futsal, voleibol, capoeira, caratê e jiu-jitsu. Adultos também são contemplados com aulas de hidroginástica, ginástica, alongamento e musculação.


O Complexo Esportivo do Jardim Morada do Sol “Donizete Vieira Dantas” abriga quadra poliesportiva, piscina e academia cobertas. E a Praça do Lago e o Parque Ecológico de Indaiatuba, que margeia o Morada do Sol, são convites à prática de caminhada, corrida e ciclismo.


Isso sem falar que os locais são atrativos para passeios ao ar livre com a família. O Morada do Sol também é “sede” de um dos pontos turísticos de Indaiatuba: o Cristo Redentor. Considerado um marco do bairro, está localizado em uma das extremidades da Avenida Ário Barnabé.


Todos esses “detalhes” fazem com que o Morada do Sol seja hoje um dos principais bairros de Indaiatuba, bastante procurado por moradores que vêm de fora. Confira os imóveis à venda e para alugar na região.


E acompanhe mais bairros de Indaiatuba na série da Juste Imóveis.


bottom of page