top of page
  • Foto do escritorJuste Imóveis

Helvetia mescla tradição suíça com grandes — e luxuosos — empreendimentos


Foto: Arquivo Histórico Helvetia

A Helvetia é um bairro de Indaiatuba fundado por imigrantes suíços, mais especificamente por quatro famílias: Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf, que compraram, em 1988, o sítio Capivari-Mirim e parte de outro sítio para criar uma colônia.


Seis anos mais tarde, dividiram a propriedade em partes iguais e reservaram um pedaço de terra para a construção de dois prédios essenciais: uma escola e uma igreja. Todo esse local passou, então, a ser chamado de Colônia Helvetia.


O mais interessante é que essa história não ficou no passado. A Colônia Helvetia existe até hoje, mantém as tradições suíças da sua origem e é um dos locais mais charmosos de Indaiatuba. Mas o bairro, é claro, cresceu — e continua crescendo.


Neste artigo, conheça um pouco mais da Helvetia e saiba por que esse também é um dos bairros de Indaiatuba mais procurados para se viver atualmente.


O crescimento da Helvetia


A Helvetia cresceu, mas nem tanto. Quem passa pela região ainda vislumbra um lugar pacato, repleto de chácaras e de condomínios residenciais.


Muitos dos imóveis, inclusive, são de veraneio e costumam ser ocupados apenas aos fins de semana e feriados — e há novos empreendimentos em andamento, conforme você verá logo abaixo.


O bairro está localizado na divisa entre Indaiatuba e Campinas e é onde fica o conhecido “corte do pedágio”, praça que dá passagem gratuita aos veículos com placas de Indaiatuba.


A localização é bastante estratégica, principalmente para quem precisa se deslocar para outras cidades. Isso porque a Helvetia está localizada próxima à Rodovia Santos Dumont e a apenas poucos quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos.


Além disso, é de fácil acesso à Avenida Bernardino Bonavita, que termina na Avenida Conceição, a qual dá acesso à Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, a via do famoso Parque Ecológico de Indaiatuba.


Os (muitos) atrativos da Helvetia


Por ser um bairro mais residencial, a Helvetia não tem um comércio pujante, ainda que haja estabelecimentos comerciais para suprir as necessidades básicas dos seus moradores. O destaque fica por conta do Mercado Polo e do posto de gasolina.


Os grandes atrativos são outros: o bairro é muito conhecido pelos jogadores de polo e mantém o tradicional clube Helvetia Polo Country Club. O local é conhecido pela maioria daqueles que praticam o esporte e já sediou vários torneios.


O clube conta com dois campos de polo, um campo de taqueio, restaurante, sala de TV, playground, campo de futebol, quadra de tênis, academia, sauna e vestiários.


Outro destaque da Helvetia é o Pesqueiro “Pesque e Pague” Santa Tereza, que conta com três grandes lagos, grande variedade de peixes, restaurante, lanchonete, quiosques com churrasqueira, piscinas e playground.


De volta à Colônia Helvetia: tradição que se mantém


As tradições suíças continuam presentes na Helvetia. A colônia promove anualmente duas festas que são muito aguardadas pelos moradores de Indaiatuba e atraem turistas de toda a região.


A primeira é a festa junina, em junho, com quadrilha, shows, barracas tipicamente caipiras e as tradicionais brincadeiras juninas. A segunda, em agosto, é a Festa da Tradição Helvetia, que conta com muita música, atrações típicas e o melhor da gastronomia suíça.


Tudo isso faz da Helvetia um dos bairros mais charmosos para se morar em Indaiatuba. A Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um dos símbolos do bairro, muito procurada para cerimônias de casamento — além do seu encanto, tem um buffet próprio para receber os convidados.


O bairro também conta com a Escola Estadual São Nicolau de Flüe e está bem próximo de um dos principais colégios de Indaiatuba, o Progresso Bilíngue.


Onde morar na Helvetia


A Helvetia possui muitos empreendimentos de alto padrão, como o Helvetia Country Residencial e o Chácara Polaris. Agora, há dois novos loteamentos que prometem atrair muitos moradores de Indaiatuba e de outras cidades: o Vila Sapezal e o Villa dos Pinheiros.

  • Vila Sapezal: possui vasta área de preservação ambiental, tanto que a proposta é que o morador viva dentro de um jardim botânico. Os lotes têm a partir de 360 m².

  • Villa dos Pinheiros: não fica exatamente na Helvétia, mas bastante próximo. É um empreendimento de alto padrão que evidencia a natureza e tem praticamente um clube à disposição: 2 quadras de tênis, 2 quadras de beach tênis, campo de futebol, 1 quadra poliesportiva, churrasqueira gourmet, espaço fitness, sala de jogos e piscinas. Há um mirante com vista para os lagos e os lotes têm a partir de 500 m².

A construção em ambos os loteamentos ainda não está liberada, mas os lotes já estão à venda. Consulte os valores e veja mais imóveis à venda na Helvetia. A Juste Imóveis ajudará você a viver em uma das melhores cidades do Brasil e em um dos melhores bairros de Indaiatuba.

bottom of page