top of page

Está pensando em alugar um imóvel direto com o proprietário? Cuidado!


Foto: freepik

Alugar um imóvel diretamente com o proprietário é realmente tentador, pois dessa forma evita-se a burocracia e geralmente não é preciso apresentar fiador ou emitir um caução. Do outro lado do balcão, o negócio também soa interessante ao proprietário. Afinal, sem intermediários o montante arrecadado tende a ser maior.

Mas todo mundo já ouviu falar na máxima “o barato sai caro”, não é mesmo? E é justamente isso que pode ocorrer quando os contratos de aluguel são feitos diretamente entre proprietários e inquilinos. Isso, na melhor das hipóteses, quando há contratos! Veja quais são os riscos em se fazer o “acordo de cavalheiros” diretamente entre locadores e inquilinos e evite dor de cabeça no futuro.

Inquilinos


Menos opções no mercado

Se você colocou em mente que vai alugar um imóvel diretamente com o proprietário, certamente o número de ofertas será menor. Pode ser que aquela casa dos sonhos esteja disponível apenas por meio de imobiliárias ou que os imóveis que surgirem não estejam adequados às suas necessidades e da sua família. Além disso, plataformas digitais e corretores auxiliam no garimpo dos melhores imóveis dentro de cada perfil. Vale a pena contar com a ajuda deles.

Falta de tempo do proprietário

Há muitos proprietários que têm mais de um imóvel e, mesmo que não seja o caso, eles podem estar às voltas com as atribuições da sua vida e pode ser que dar atenção aos seus inquilinos não seja prioridade.

Portanto, quando houver decisões a serem tomadas com relação ao imóvel, é possível que ele demore a responder. Por sua vez, você pode não ter tempo para esperar, seja para agendar uma visita, antes mesmo de fechar negócio, ou resolver determinado problema estrutural.

Desgaste na relação

Você pode até ter um ótimo relacionamento hoje com o proprietário do imóvel, mas saiba que, quando há negócios envolvidos, sempre é possível haver um desgaste entre as partes. Algumas questões exigem maturidade e controle emocional para que não acarretem em discussões, assim, o intermédio de um terceiro que atue de forma isenta é essencial.

Problemas estruturais

Quando há impessoalidade no negócio, fica mais fácil reclamar de eventuais problemas estruturais que venham a surgir no imóvel. Você não terá vergonha em pedir que o locador resolva emergências, se não tiver intimidade com ele, por exemplo.

Golpe imobiliário

Como o mercado imobiliário atrai muitos criminosos, há situações em que as pessoas exigem o pagamento de taxas e, depois, não entregam as chaves. Portanto, desconfie principalmente de preços atrativos ou de contratos com informações não muito claras. Pagar mais caro

Ao alugar diretamente com o proprietário, você corre o risco de pagar um valor mais alto que o real valor que o imóvel tem no mercado. Isso porque apenas corretores têm expertise para identificar detalhes que podem baixar ou aumentar o valor do imóvel. Além disso, pode ser que o valor do condomínio ou IPTU seja discrepante e esteja além do montante real.

Proprietário


Agora, vamos às desvantagens que o proprietário pode ter caso opte por efetuar contratos diretamente com o inquilino, sem intermediação de profissionais do ramo imobiliário. Inadimplência

A falta de pagamento por parte do inquilino é um dos principais problemas que atingem os proprietários. E a inadimplência não se limita apenas ao aluguel acordado, mas ao condomínio e IPTU.

Quando as negociações são feitas por meio da imobiliária, o proprietário se exime da cobrança e o valor continua sendo depositado integralmente em sua conta. Responsabilidade de manutenção

Um dos maiores entraves entre proprietário e inquilino é quem fica responsável pelas manutenções – inevitáveis mesmo em imóveis novos. Além disso, se não há acordo entre as partes e intermédio de um terceiro, há possibilidade do inquilino não devolver o imóvel do jeito que encontrou, com pintura desgastada, problemas nas redes elétrica e hidráulica ou até mesmo avarias em pisos e vidros.

Agora que você já conhece os riscos em alugar um imóvel diretamente com o proprietário, saiba que com a ajuda de uma imobiliária você tem mais segurança jurídica, garantias resguardadas, negociação conduzida com diplomacia e assistência do início ao fim do negócio. Aqui na Juste Imóveis oferecemos tudo isso!

bottom of page