• Juste Imóveis

Chega de bagunça: aprenda a organizar o guarda-roupa em 4 passos! (com vídeo)

Atualizado: 20 de Mar de 2018

Esteja você de mudança para uma casa nova, ou apenas reorganizando o espaço em que já vive, saiba que conviver com a bagunça é muito desgastante e estressante. Por isso, manter a casa em ordem traz uma sensação de bem-estar. Além disso, quando o espaço está arrumado, você economiza tempo, o que já é um grande ganho para todos os lados. Que tal começar essa difícil tarefa aprendendo a organizar o guarda-roupa?


Para ajudar nessa missão, o Blog Juste Imóveis convidou a personal organizer Millena Barchetta, certificada pela OZ! Organize, para listar 4 passos para ter um armário funcional e organizado. Confira:


Foto: Freepik.com


1º Passo: Desapego


O primeiro passo para ter um guarda-roupa organizado é tirar todas as peças do armário. O segundo, separar as peças que não servem mais ou que não são usadas em uma caixa para doações.


Você pode ainda nomear uma caixa de “reformas” e separar aquelas peças das quais não consegue desapegar mas que não se encaixam mais no seu perfil, ou que estão estragadas e, por isso, esquecidas no fundo do armário.


Em seguida, vem uma tarefa que gera dúvidas em muitas pessoas: onde guardar cada coisa?


Os próximos tópicos vão te ajudar a definir quais peças irão para o cabide e quais peças irão para a gaveta.

Foto: Blog Juste Imóveis


2º Passo: pendurando as roupas


Nessa etapa, tudo começa pela padronização dos cabides. O motivo para esse investimento é que além de contribuir para a harmonização estética do guarda-roupas, esse cuidado evita que uma roupa fique mais abaixo, ou escondida atrás da outra.


Para isso, existem hoje inúmeras opções de cabides no mercado, desde os de plástico básicos, até os de acrílico ou aveludados – mais caros, mas também muito recomendados por evitarem que as roupas escorreguem. “Padronizando, mesmo que com os mais básicos de plástico, o guarda-roupas já irá ganhar uma ótima visualização e organização”, pondera a personal organizer.


Uma vez escolhidos os cabides, vem o real desafio: o que pendurar? Para Millena, não existem regras, mas preferências. “Gosto de tudo pendurado. É muito mais fácil de visualizar e não esquecer de usar. Eu diria para engavetar apenas o que realmente não dá para pendurar, como roupas íntimas”, sugere.


Apesar da liberdade, ela lembra que alguns tecidos exigem cuidados especiais para que não venham a ser danificados no guarda-roupa, como é o caso de peças com elastano que possam perder a forma, lã ou malha que, quando penduradas, pegam a forma do cabide e ficam tortas. “Nesse caso, prefira as gavetas”, alerta.


Na hora de pendurar, a dica é separar as peças por cores. Isso ajudará os olhos a encontrarem a peça desejada com mais rapidez além de proporcionar uma harmonia visual. A ordem de cores vai da mais clara para a mais escura. “Seguir o círculo cromático é uma ótima referência”, orienta Millena.


Separar as roupas por tipo é outra opção: “Você pode separar por cores e, dentro de cada cor, por tipo: regata, manga, manga longa; ou, por tipo e dentro desse bloco, por cor: todas as regatas, da branca para a preta, todas as mangas longa, da branca para a preta, e assim por diante”.


As estampas podem gerar dúvidas. Nesse caso, organizar pela cor de fundo pode ser uma ótima referência, como sugere a personal organizer: “Se o fundo é preto, organize com as pretas, se é vermelho, com as vermelhas”.


Apesar dos cabides serem uma forma prática e funcional de arrumar as roupas, ao organizar armários pequenos isso nem sempre é possível. Não se desespere!


Millena lembra que não há porque se preocupar: “Nada é proibido. Se não tem como pendurar, dobre e engavete”. É isso que você vai aprender no próximo passo.



Foto: Blog Juste Imóveis


3º Passo: dobrando e engavetando roupas


Como nem sempre temos espaço no armário para pendurar todas as nossas roupas, é importante aprender alguns truques para dobrá-las de forma que não fiquem amassadas e nem estraguem por serem guardadas da maneira incorreta.


Um exemplo de peças que merecem cuidado especial na hora de irem para as gavetas são as meias. Muitas pessoas fazem “bolinhas” acreditando que essa é a melhor forma de manter os pares juntos e economizar espaço.


Mito! Essa prática faz com que o elástico esticado continuamente fique esgarçado. Para essas situações, Millena ensina o truque das “trouxinhas”. A diferença é que desse modo toda a meia será envolvida para dentro do “pacotinho”, deixando o elástico livre, sem que seja danificado. “O formato compacto permite que você guarde elas enfileiradas na gaveta, economizando espaço e proporcionando uma fácil visualização das peças”, completa. (Aprenda no vídeo abaixo como guardar as meias corretamente)


Os “pacotinhos” também servem para shorts e calças de academia, ajudando a manter as peças organizadas por mais tempo de maneira que proporcionem mais espaço para outras peças. “Assim eles não vão se espalhar quando forem mexidos”, conclui a personal organizer.


Outra peça que é comumente guardada de maneira errônea e pode ser danificada são os sutiãs de bojo. Para evitar que entortem ou criem marcas e vincos, o correto é que eles sejam dispostos abertos, enfileirados, como mostra a imagem acima.


Para camisetas, calças e outras peças que irão para as gavetas, a dica é dobrá-las em “rolinhos” enfileirados, ou dobras mais compactas, e dispô-las no formato de escadinha, de forma que todas sejam visualizadas ao abrir a gaveta. Aprenda pequenos truques para dobrar roupas no vídeo ao final desse post.


A regra das cores aplicada nos cabides também deve ser aplicada nas gavetas.


Foto: freepik.com


4º Passo: Organizando sapatos


Por último, os sapatos. Por se tratarem de peças que estão em constante contato com o chão e, portanto, mais expostas às bactérias e sujeiras, os sapatos devem sempre ter um espaço reservado.


Caso você não disponha desse espaço, reserve as partes baixas do closet para isso. Posicione os pés lateralmente, sola com sola, evitando que a sujeira se espalhe.


VÍDEO: Aprenda a dobrar meias e peças difíceis e economizar espaço no armário

Agora que você já sabe os truques para ter um guarda-roupa organizado, mão à obra!


Quer mais dicas para mandar a bagunça embora? Assine o Blog Juste e receba no seu email nossas atualizações semanais com ofertas exclusivas!

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.