top of page

7 dicas baratas e criativas para decorar sua casa para o Natal


Foto: freepik

O espírito natalino começa a contagiar a todos ainda no mês de novembro, quando têm início os preparativos para o grande período festivo do ano. As pessoas começam a planejar suas árvores de Natal, compram presentes e definem o local ideal para esperar o Papai Noel chegar.


Para quem gosta de decorar a casa, o ideal é se antecipar nas compras. Isso porque, quanto mais perto da data, mais caros ficam os itens. E para quem ainda não decidiu se irá decorar sua casa, vale o lembrete: as decorações natalinas evocam sentimentos de infância e deixam as pessoas mais felizes, além de transformar o lar em um ambiente agradável para receber os amigos e familiares. Assim fica fácil decidir, não é mesmo?


Apesar de faltar pouco mais de um mês para o Natal, ainda é tempo de enfeitar sua residência com adereços baratos, criativos e que podem ser feitos por você mesmo.

Assim, preparamos uma lista com 7 ideias e tendências para deixar seu Natal mais colorido, iluminado e feliz. Mãos à massa!


1. Guirlanda com boias


O cartão de visitas do seu lar é a fachada da casa. Por isso, invista em enfeites de Natal para a frente do imóvel ou varanda. Um item essencial para decorar a entrada da casa é a guirlanda. Há opções de diversos modelos, mas as mais tradicionais são as redondas com detalhes em vermelho, verde e dourado. Você pode usar pinhas, fitas, feltro, EVA, tecido, tricô, entre tantos outros materiais. Uma


solução prática e barata é utilizar boias de piscina no estilo espaguete para montar a base da sua guirlanda. Aí, é só enfeitar com festão, laços e bolinhas.





2. Porta de presente






Quem quer fugir das tradicionais guirlandas e fazer algo diferente para a porta de entrada, pode “embalá-la” para presente. Vejam essa ideia legal feita com fita e um laço grande bem bonito. É muito fácil, barato e bastante criativo.








3. Abuse das bolinhas

Quando se fala em bolas de Natal, logo vem a lembrança dos itens pendurados na árvore, mas isso não precisa ser regra. Você pode investir em várias cores e modelos e usá- las para fazer uma decoração no chão, colocá-las dentro de taças e louças, em cima da mesa e onde mais sua imaginação permitir.







4. Caixas de presente


Os presentes fazem parte da decoração natalina e é possível baratear o enfeite investindo em materiais de uso diário, como rolo de papel higiênico e jornal. Os rolinhos de papel higiênico podem virar mini presentes para decorar a mesa de centro, a estante da sala ou a árvore de Natal. É só dobrar as extremidades e decorar com papel e fita. Já ao fazer uso do papel jornal, você vai precisar de um molde – seja um pote da cozinha ou uma caixa de sapato –, para fazer a marcação das dobras. Fica bonito e diferente!


5. Árvore de Natal na parede

Quem disse que não é possível ter uma grande árvore de Natal em apartamentos pequenos ou casas com pouco espaço? Com criatividade, o maior símbolo de decoração natalina pode ficar suspenso na parede. Iremos mostrar duas opções, mas há muitas outras possíveis.


Na primeira, o modelo deve ser “desenhado” antes na parede e demarcado com pregos ou, para quem não quer danificar a pintura, com aqueles ganchinhos que possuem fitas dupla-face. Para apoiar as luzes e os enfeites, basta transpassar um barbante grosso entre os ganchos.

Já o segundo modelo foi feito com feltro verde, plumante, cola especial para tecido, bolas de Natal, arame flexível e fita de cetim. A árvore é desenhada no feltro e posteriormente colada à parede com fita adesiva dupla-face.




6. Mesa enfeitada

Para decorar sua mesa, aposte em objetos simples que ajudam a evocar o espírito natalino, como pinhas e bolas de Natal. Aqueles vidros translúcidos e que antes só estavam acumulando poeira no armário podem servir de suporte para enfeitar a mesa. Preste atenção também em objetos que seriam descartados. Uma lâmpada queimada pode se transformar, por exemplo, em um boneco de neve com um pouco de tinta.


7. Velas e mais velas


As velas são símbolos da magia do Natal e podem ser usadas em todos os ambientes da casa – sempre com cuidado, claro! Com um conjunto de três taças, você pode montar um castiçal — basta usar o fundo dos copos como base para as velas. Embalagens de conserva também ficam de cara nova com uma fita, uma vela e um pouco de sal grosso. Outra ideia é comprar velas brancas e pintá-las com as cores do Natal.




Gostou das dicas? Com um pouco de imaginação é possível enfeitar sua casa para o Natal com materiais que estejam sem uso em casa. O que vale é a criatividade e o bom gosto. E não se esqueça: armazene tudo com cuidado para reaproveitar no próximo ano. Feliz Natal!

bottom of page