top of page

5 dicas para organizar a cozinha


Foto: Unsplash

Aprenda de forma simples a deixar esse ambiente mais organizado e, de quebra, torne-o o cantinho mais especial de seu lar


Foi-se o tempo em que a cozinha era somente lugar para preparar as refeições. Com novo status de local para socialização, o ambiente se tornou ponto de encontro entre amigos e familiares que desejam desfrutar de momentos de lazer. Mas, para que a experiência seja de fato positiva, é fundamental dar uma atenção especial à organização do espaço.


Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos neste post 5 dicas para organizar a cozinha. E não se preocupe: seja ela grande ou pequena, é possível deixar tudo em ordem. Confira!


Somente o necessário

Sabe aqueles potes de plástico sem tampa e empilhados no seu armário? Dê um fim neles. Quanto menos coisa, menor a chance de ficar bagunçado.


Tire tudo da despensa e das gavetas e faça uma limpeza caprichada. Tendo tudo à vista, ficará mais fácil ver o que você realmente precisa.


Separe os itens mais utilizados


Agora que você já sabe o que realmente é necessário, comece a separar os itens de acordo com a frequência com que os utiliza.


Copos e pratos usados no dia a dia devem ser armazenados em uma altura considerada confortável, ou seja, na altura dos olhos. Já as louças para as ocasiões especiais podem ficar na parte mais alta do armário.


Estude a sua rotina dentro da cozinha e veja o que deixará a logística mais prática.



Armários



Opte por colocar as panelas e os potes dentro dos armários — pratos, copos, taças e travessas se acomodam melhor em prateleiras.


Empilhe as panelas e separe as tampas. Uma dica: utilize um escorredor de louça pequeno e disponha-o dentro do armário; em seguida, coloque as tampas ali de forma organizada.


No caso dos alimentos, organize-os de acordo com sua categoria, isto é, latas com latas; temperos com temperos e assim por diante.





Invista em prateleiras e ganchos



As prateleiras e os ganchos são ótimos aliados das cozinhas pequenas. Isso porque eles aumentam a área onde serão guardados os itens. Quando não há divisões no armário suficiente, por exemplo, eles contribuem com a criação de novos compartimentos.


Material de limpeza

Reserve um local específico para o material de limpeza — preferencialmente longe dos alimentos. Caso esteja faltando um lugar para armazenar, aposte em alternativas simples, como usar uma sapateira presa à porta do armário para colocar esponjas, borrifadores e luvas.


Pronto para colocar essas 5 dicas em prática? No começo pode até dar certo trabalho, mas depois de dar adeus à bagunça vai sobrar bastante espaço para os bons momentos dentro da sua cozinha!

bottom of page