• Juste Imóveis

5 dicas para escolher o melhor bairro para morar


Crédito: unsplash

Saber analisar os principais fatores para essa decisão farão com que seu sonho não se torne um pesadelo


Escolher um novo lar não é tarefa simples. Além de encontrar um imóvel cujo valor se adeque ao bolso também é preciso considerar outro fator importante: a localização. Isso porque, definir o melhor bairro para morar poderá ser decisivo no que se refere à sua qualidade de vida. Portanto, é fundamental que você tenha claro quais critérios são mais relevantes nesta escolha.


Deste modo, se ainda tem dúvida e quer saber como escolher o melhor bairro para morar, continue por aqui. Neste post selecionamos 5 dicas que lhe ajudarão a decidir a região que mais tem a ver com o seu perfil e suas necessidades.


Considere a sua rotina

O que você e sua família costumam fazer todo dia? Considere seus deslocamentos frequentes, como ir ao trabalho, levar o filho para escola, a academia que frequenta e a casa de amigos ou parentes que costuma visitar. Avalie se o bairro se encaixa nessa sua logística, afinal, quanto mais você evitar o trânsito, maior será a sua qualidade de vida.


O ideal é escolher morar perto de pelo menos um desses locais. Mas, caso não seja possível, observe o estado das vias de acesso, as facilidades de transporte público e o volume de trânsito que enfrentará todos os dias.


Nesse item também é importante avaliar o seu estilo de vida. Tem uma vida social ativa e prefere os bairros mais badalados ou quer tranquilidade?


Infraestrutura

Liste as suas necessidades do dia a dia, como as idas ao supermercado, ao banco e à farmácia. Quanto mais autossuficiente for o bairro, mais praticidade terá.


Neste quesito, preste atenção na iluminação pública, na presença de parques — bairros arborizados influenciam na qualidade do ar —, no estado das calçadas, e nos serviços de saneamento e abastecimento de água.


Vizinhança

Conhecer bem a vizinhança poderá fazer a diferença na hora de escolher o melhor bairro para morar. Portanto, observe tanto as pessoas que moram ali quanto os comércios existentes na região.


Mais uma vez, veja suas preferências: gostaria de uma vizinhança mais tranquila ou agitada? Lembre-se somente que, em algum momento, você precisará de tranquilidade para descansar ou se concentrar.


Segurança

Esse talvez seja o aspecto que deva ser considerado essencial. Sendo assim, itens como iluminação das ruas, presença de câmeras de segurança (públicas e particulares) e policiamento devem ser valorizados.


Visitas em horários alternados

Por fim, para ter certeza de que está escolhendo o melhor bairro para morar, procure fazer visitas em horários alternados. Isso porque as características da região podem variar ao longo do dia. Isto é, um bairro pode ser muito tranquilo durante a manhã, mas extremamente agitado à noite, por exemplo.


Além de todas essas dicas, vale a pena consultar um profissional do ramo imobiliário para que ele esclareça todas as suas dúvidas. Seja franco e conte para ele quais são os seus objetivos. De resto, tenha paciência e pesquise bastante!

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.