top of page

5 dicas para decorar seu quarto de casal


Foto: freepik

Assim que marcaram casamento, Paula e Bruno começaram a listar qual seria o imóvel ideal para a vida a dois. Colocaram na balança os prós e os contras de alguns bairros, conversaram com corretores e visitaram condomínios, até que encontraram o apartamento perfeito para o casal. Mas as decisões não pararam por aí.


Poucos meses antes da tão aguardada mudança, começaram a definir a decoração do quarto do casal. A decisão quanto ao tamanho da cama foi consensual: queen size, nem grande nem pequena demais. Mas será que restaria espaço para outros móveis?


Paula queria que o quarto tivesse ainda um espacinho para se maquiar; Bruno ansiava por um cantinho de leitura. Foi aí que começaram a perceber que cada um tinha um estilo próprio e, para que não houvesse divergências, teriam que entram em acordo e ceder em alguns aspectos.


E para ajudar Paula, Bruno e os tantos casais que ainda não se decidiram quanto à decoração do quarto do casal, vamos dar 5 dicas infalíveis. Temos certeza que até mesmo quem está comemorando bodas vai se inspirar para repaginar o ambiente preferido para descanso e troca de cumplicidade. Venha conosco!


1. Meça todo o quarto


Foto: freepik

Antes de qualquer definição, pegue uma trena e tire a medida de todo o quarto. Não se esqueça de anotar em qual parede há janelas, cabeamento para televisão, tomadas e portas para closet e banheiro.


Com as metragens em mãos, fica mais fácil definir o tamanho ideal da cama ou se o armário terá, por exemplo, portas de abrir ou de correr.


Para ambientes pequenos, é fundamental usar todo o espaço disponível, mas não se esqueça de deixar uma margem de circulação confortável. O ideal é que a cama não fique encostada na parede e que, entre os móveis, haja uma distância de aproximadamente 90 centímetros.


2. Escolha a cama


Foto: freepik

Por mais que o desejo do casal seja ter uma cama gigante, é necessário levar em conta o espaço do quarto. Hoje os principais tamanhos de camas disponíveis no mercado são:


• cama de casal: 1,38m x 1,88m

• cama queen size: 1,58m x 1,98m

• cama super king size: 1,93m x 2,03m


O tamanho, no entanto, não deve ser o único critério adotado para a cama. Fique atento ao conforto e à durabilidade do colchão. Outra dica: se não tiver muito espaço na casa, aposte em camas com baú. São excelentes para guardar edredons, colchas, toalhas de banho e tapetes, por exemplo, que não estão em uso.


3. Dê atenção às cores


Foto: freepik

As cores são importantes na decoração de qualquer ambiente e, para o quarto de casal, precisam transmitir aconchego e relaxamento. Por isso, as tonalidades com efeito calmante são as mais indicadas. Entre elas estão o azul, o verde, o roxo e o rosa – desde que não sejam vibrantes.


Você pode estabelecer uma parede para pintar de cor diferente – geralmente a que fica atrás da cabeceira da cama – ou apostar em elementos de decoração no quarto. Uma poltrona, almofadas ou mesmo a roupa de cama podem dar o tom desejado ao quarto.


Caso escolha a parede, lembre-se de manter as outras em branco ou off white. Agora, se quiser evidenciar outros elementos da decoração, opte por cores mais suaves nas paredes.


Quem quer criar a sensação de amplitude pode apostar no branco e em tons pastéis, como o areia. O cinza monta um ambiente mais elegante e sofisticado.


4. Invista em móveis planejados


Foto: freepik

Há móveis ideais para utilização em poucos espaços, como os armários embutidos, as cômodas e os camiseiros. As mesinhas de cabeceira também são indispensáveis.


Apesar dos armários planejados incidirem em investimento maior, no final das contas o custo-benefício pode ser melhor que comprar móveis prontos. Isso porque eles permitem o aproveitamento total do quarto e ainda deixam o ambiente 100% harmônico.


Para quem ainda quer dar um ar descontraído ao ambiente, pode apostar em um baú aos pés da cama ou em um puff.


5. Tenha elementos decorativos


Foto: freepik

Porta-retratos, quadros, tapetes, flores e enfeites são elementos de decoração que deixam o ambiente com a cara do casal e trazem sensação de alegria e aconchego.


Depois que definir a cama, as cores do quarto e os demais móveis do ambiente, tire algumas fotos e vá em lojas de decoração. Por lá, pode encontrar objetos que combinam perfeitamente com seu espaço e antes não passaram pela sua cabeça.


E, claro, não podemos nos esquecer do casal Paula e Bruno lá de cima. É possível, sim, respeitar a individualidade de cada um e criar um ambiente harmônico para o casal.

Uma poltrona confortável e um descanso para pés podem compor o cantinho de leitura do Bruno. Estantes são grandes aliadas para otimização de espaço e podem abrigar os livros.


E, para a Paula, basta investir em um espelho na parede – que, aliás, é ótimo para ampliar o ambiente –, nichos para acomodar as maquiagens e uma banqueta. E você, se inspirou com alguma dica?

bottom of page