• Juste Imóveis

Quer decorar um imóvel alugado? Veja 4 dicas do que pode ser feito


Foto: rawpixel.com | freepik

Ao longo de 2020, falamos aqui em nosso blog como a pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e a relação delas com os imóveis. Falamos sobre como as pessoas começaram a procurar por espaços maiores, mais funcionais e que estivessem adequadas às suas necessidades e ao conceito de qualidade de vida.


Houve quem se mudou de casa, mas para muitos a solução encontrada foi reformar o próprio imóvel. Tanto é que o segmento de materiais de construção foi um dos que mais cresceu desde março — segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.


Ficando mais tempo em casa, as pessoas passaram a enxergar a necessidade de melhorar o ambiente e começaram a consumir mais itens de decoração e produtos para grandes reformas.


Mas, para quem mora em imóvel alugado, como é possível adaptá-lo às suas necessidades sem infringir nenhuma normativa? É sobre isso que vamos falar neste post, acompanhe!


Cuidados antes de reformar um imóvel alugado


Antes de mais nada, é preciso saber o que pode — ou não — ser feito em imóveis alugados. A primeira regra é: o imóvel deve ser devolvido da mesma forma que foi entregue, cujas condições constam no auto de vistoria.


E isso é válido inclusive para pequenas reformas, como instalação de armários, nichos, prateleiras e quadros. Se for possível tapar eventuais furações sem deixar vestígios, tudo bem. Mas, se houver prejuízos a azulejos, a peça tem que ser reposta.


No caso de reforma maior, mesmo que seja uma benfeitoria para o imóvel, ela é considerada uma infração contratual. Então a segunda regra é: avise a imobiliária com antecedência e obtenha o consentimento do locador. Sempre.


Além disso, o locador sabe mais sobre a estrutura total do imóvel, um cuidado necessário para não correr o risco de comprometer vigas de sustentação, instalação elétrica ou hidráulica.


Mas há maneiras de decorar seu imóvel alugado sem que haja danos ao imóvel. Fique ligado nessas dicas!


1. Pinte as paredes


Uma nova pintura na parede — ou até mesmo a instalação de papel de parede — trazem personalização para o lar e tornam o espaço mais charmoso. Dica: experimente deixar uma parede de cor diferente das outras.


2. Use biombos


Atualmente há no mercado vários modelos de biombos, dos mais simples aos mais sofisticados. Eles são super versáteis na decoração e possibilitam criar ambientes de acordo com sua necessidade. Pode ser para um home office, um cantinho de leitura ou até mesmo um espaço para ginástica e/ou yoga.


3. Troque as peças do banheiro


Você pode trocar a ducha, o assento sanitário ou a torneira do banheiro — até mesmo da cozinha — por outros acessórios que sejam mais modernos. A dica é: guarde os antigos. Assim que devolver o imóvel, você retira o que é seu e instala os que já estavam ali.


4. Instale um novo piso


Você deve estar pensando que essa é uma grande reforma e que o proprietário do imóvel talvez não autorize — ou não valha o investimento. Mas há uma alternativa para você trocar o piso e depois entregá-lo da forma que estava quando recebeu o imóvel: basta colocar o novo piso por cima do já existente.


Esse sistema de encaixe em clique pode ser encontrado em todas as lojas de materiais de construção e revestimentos. Eles são facilmente removíveis sem prejuízo do piso que está por baixo.


Como você pôde perceber, há inúmeras modificações que podem ser feitas em um imóvel alugado sem que haja danos à estrutura ou necessidade de obter permissão do locador. Para deixar seu cantinho bonito e aconchegante, basta usar a criatividade!

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.