• Juste Imóveis

Comprar um imóvel com bitcoin? Isso já é realidade!


Entenda como funciona a prática e avalie se essa é uma alternativa boa para o seu investimento


Você já ouviu falar em bitcoin? As famosas “moedas digitais” estão ganhando cada vez mais espaço nas transações comerciais, chegando, inclusive, no mercado imobiliário. Isso significa que já é possível comprar um imóvel com bitcoin. Como forma de diversificar as opções de pagamento, algumas imobiliárias do mundo já estão aderindo a essa tendência.

Se você ficou curioso para entender como isso funciona na prática, siga com a leitura desse artigo que iremos lhe explicar tudo!


O que é bitcoin?

Bitcoin é um arquivo digital que existe online e funciona como um moeda alternativa. Ele não tem nenhuma instituição financeira responsável e é criado por um processo computacional chamado de “mining” (mineração).


Todas as moedas e transações feitas com ele ficam registradas em um índice global, chamado de “blockchain” — uma espécie de banco de dados descentralizado e criptografado. Isso garante que os arquivos não serão copiados ou fraudados e tampouco as transações rastreadas.


Como comprar bitcoins?

Para comprar bitcoins é preciso se cadastrar em algum site que venda a moeda, como o Mercado Bitcoin. Você precisará ter saldo em reais para prosseguir até a página de depósitos. Siga as instruções para que o crédito entre na sua conta. Em seguida, o processo de compra e venda funcionará como em uma bolsa de valores: você coloca o valor de compra que quer pagar ou o valor de venda que quer vender.


Transações com bitcoin

Seja para a compra de sanduíche, recarga de telefone celular ou pagamento de boleto, as criptomoedas já passam a ser aceitas para a aquisição de produtos físicos. Para isso, é necessário guardar as moedas em uma carteira virtual que tem um código de segurança. Ao comprar alguma coisa, é repassado esse código ao vendedor.


O mercado imobiliário também caiu nas graças das moedas digitais e algumas imobiliárias já estão aceitando bitcoins na compra e locação de imóveis. Ao que parece, trata-se mais de uma jogada de marketing do que uma ambição desse setor em transformar o bitcoin em sua principal forma de negócio, afinal, aceitar a moeda populariza a marca como uma empresa inovadora.


Por outro lado, poder comprar um imóvel com bitcoin é também uma maneira de atrair investidores internacionais que têm interesse em empreendimentos de alto padrão. Aliás, nesse primeiro momento, grande parte do que é ofertado se concentra em imóveis de luxo, mas já se vê a abertura para lotes, por exemplo.


Riscos e incertezas

Apesar de toda a movimentação em torno do bitcoin ainda há dúvidas se essa é a melhor opção de investimento. Segundo alguns consultores, é preciso avaliar os riscos desse tipo de transação, além de considerar as possibilidades de desvalorização da moeda digital. Isso porque você pode, por exemplo, investir R$ 100 mil em bitcoin na expectativa de que ela vá se valorizar e, assim, em três meses possa comprar um casa; porém, se a situação mudar e a moeda sofrer uma brusca desvalorização, é possível que você perca todo o investimento a ponto de conseguir comprar apenas uma barraca de praia.


Portanto, por se tratar de uma decisão que envolve um risco considerável de perda, é fundamental que você considere a estabilidade do investimento no mercado. Procure fazer o monitoramento diário da moeda para que assim possa comprar um imóvel com bitcoin de maneira segura.


E você, já está preparado para comprar um imóvel com bitcoin?

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.