• Juste Imóveis

Checklist: 6 detalhes importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel


Imagem: freepik

Saber quais itens avaliar na hora de conhecer o imóvel é uma forma de evitar problemas futuros


Você já fez a sua pesquisa e finalmente selecionou um imóvel que parece atender a sua lista de desejos. Ao que tudo indica — ou o que as fotos mostram — este parece ser o lar ideal. Mas antes de sair por aí fechando negócio, lembre-se que as aparências podem enganar. Portanto, nada de ansiedade. O próximo passo é fazer uma visita ao imóvel para ficar 100% convencido de que está fazendo a escolha certa. Assim, para que você não entre numa fria, listamos 6 detalhes importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel. Acompanhe!


Medida dos cômodos

Se você pretende levar seus móveis antigos para o novo lar, esse é um item bastante importante. As fotos anunciadas ou a planta baixa nem sempre permitem uma noção real da metragem de cada cômodo. Além disso, muitos anúncios divulgam apenas a medida da área total e desconsideram a da área útil.


Dica: não hesite em levar a sua fita métrica para checar isso.


Iluminação e ventilação

Morar em uma casa com boa iluminação e ventilação é muito agradável. Portanto, para averiguar se esses itens estão de acordo com o que você busca, o ideal é visitar o imóvel em horários diferentes. Observe a orientação solar para saber se os cômodos recebem luz e ventilação suficientes ao longo do dia.


Dica: sol da manhã traz luminosidade e o da tarde aquecimento. Em quais ambientes você prefere mais luz e em quais deseja que sejam mais quentinhos?


Parte elétrica

Principalmente se o imóvel for antigo, é fundamental verificar as condições da parte elétrica, como caixa de disjuntores, tomadas e interruptores. No caso das tomadas, por exemplo, também é importante checar se a quantidade é suficiente para a ligação dos seus eletrodomésticos.


Dica: leve uma lâmpada e o carregador do seu celular para testar todas as luzes e tomadas.

Parte hidráulica

Teste as torneiras, os chuveiros, as descargas e os registros. Veja se não há infiltração ou vazamento no imóvel.


Dica: abra as torneiras e deixe-as assim por um tempo para observar se há vazamento nos sifões ou algum entupimento que impeça o escoamento da água.


Paredes

Aqui é necessário observar possíveis trincas e rachaduras na parede, além de manchas que podem sinalizar infiltração. Caso elas existam, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional para que ele sinalize se é um problema estrutural ou se apenas requer um pequeno reparo.


Dica: trincas em vigas ou pilares necessitam ser analisadas. Se forem somente nas paredes, não é algo que, inicialmente, precise de preocupação.


Janelas e portas

Observe se as janelas e portas não possuem nenhum tipo de fresta e se estão bem vedadas. O mesmo cuidado vale para as fechaduras.


Dica: Abra todas as janelas e portas e veja se elas estão fechando normalmente ou emperrando. Isso evita muito problemas futuros.


Esses são apenas alguns dos cuidados que você deve ter durante a visita do seu possível novo lar. Lembre-se que esse pode ser um investimento de longo prazo e que, portanto, pode influenciar no seu futuro. Por fim, uma dica extra: imagine-se morando neste imóvel e desfrutando de cada canto dele. Como se sente? Se a sensação for boa, você já sabe o que fazer!

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.