• Juste Imóveis

5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar seu primeiro imóvel


Crédito: Freepik.com

E ainda: as 5 respostas que ele deve dar para saber se é um bom negócio


Se você está planejando comprar o seu primeiro imóvel, saiba que é mais do que normal surgirem diversas dúvidas. Por isso é importante ter em mente quais perguntas sinalizarão se esse negócio é realmente bom para você. Para te ajudar nessa jornada, separamos as 5 principais perguntas que você deve fazer ao seu corretor e as respostas que ele deve dar para que você tenha certeza de que fará uma boa aquisição.


1. Com o orçamento que tenho, posso mesmo comprar esse imóvel?


O valor do imóvel costuma ser o ponto de partida entre aqueles que desejam fazer esse tipo de investimento. Mas, por se tratar da primeira compra, é natural que o futuro comprador não conheça os métodos de pagamentos e os outros valores que envolvem o negócio.


Por isso é importante que o corretor mostre as diversas formas de pagamento e explique as vantagens e desvantagens de cada uma. Além disso, algumas taxas e impostos também devem ser mencionados.


Não se esqueça ainda de questionar sobre as possibilidades de negociação do valor do imóvel, ou seja, verifique se existe, por exemplo, algum desconto para pagamento à vista ou chance para uma proposta diferente ao vendedor.


2. Como é a infraestrutura do local? Ela atende as minhas necessidades?


Verifique se as proximidades do imóvel que pretende comprar contam com serviços e comércios que facilitarão o seu dia a dia, como supermercado, academia, farmácia, banco, escolas, entre outros. Nesse momento, defina o que é prioridade para a sua qualidade de vida: fácil acesso para o trabalho, infraestrutura para os filhos ou comércio local.


É importante que o corretor faça um atendimento personalizado e, antes de começar a mostrar os diferentes imóveis, entenda os pontos que são importantes para você. Informações sobre a vizinhança e o estilo de vida local também poderão fazer a diferença.


3. Qual a posição solar do imóvel?


Pode parecer bobagem, mas saber a incidência solar também é um aspecto a ser considerado. Uma boa iluminação natural pode trazer benefícios para o imóvel, assim como um valor maior. Isso porque, além do conforto térmico, principalmente no inverno, a incidência de luz solar pode acarretar em economia de energia elétrica e combate de fungos e ácaros.


O bom corretor precisa estar preparado para esse questionamento e saber dizer, por exemplo, em quais horários o sol costuma aparecer na sala e nos quartos, já que esses são os ambientes mais transitáveis dentro da casa.


Se esse for um ponto importante para você, faça visitas em horários diferentes no imóvel. Isso evitará surpresas futuras!


4. Qual a perspectiva de crescimento do imóvel?


Você pode até não estar pensando nisso agora, mas um imóvel pode ser um investimento no futuro. Veja quais as chances de valorização e avalie os dados apresentados pelo corretor.


5. Posso/preciso reformar o imóvel?


Imóveis mais antigos podem precisar de alguns reparos e se esse for o caso daquele que você escolheu, talvez seja possível até barganhar um desconto. Mas, antes de fazer isso, verifique com o corretor se há limitações ou proibições de reforma na estrutura do imóvel.

Não tenha medo ou vergonha de tirar suas dúvidas antes de comprar um imóvel. Lembre-se que antes de se tratar de um negócio, estamos falando da realização do seu sonho!


Tem alguma outra dúvida? Os corretores da Juste Imóveis estão preparados para sanar todas elas. Se preferir, envie seus questionamentos aqui que responderemos em breve.

Desenvolvido por Mídia.Crawl © 2018.